Primeira morte de humano por vírus de macaco é registrada na China

Óbito foi computado pelo Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças

Por: ATribuna.com.br  -  21/07/21  -  17:01
 Apesar do vírus prevalecer entre os animais, ele é raro e mortal em humanos
Apesar do vírus prevalecer entre os animais, ele é raro e mortal em humanos   Foto: Reprodução/Unsplash

A primeira morte de um ser humano pelo ‘vírus do macaco B’ ou ‘herpes B’ foi registrada pelo Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças. Apesar do vírus prevalecer entre os animais, ele é raro e mortal em humanos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A vítima atuava em um instituto de pesquisa especializado em reprodução de primatas e tinha trabalhado na dissecação de dois animais mortos em março. Ele morreu no dia 27 de maio, mas as amostras de sangue e saliva foram enviadas para o centro no mês anterior.


Os sintomas do homem foram náuseas, vômitos e febre. Porém, as pessoas com quem a vítima teve contato, testaram negativo para o vírus - que é raro em humanos e ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro.


Com taxa de mortalidade de cerca de 80%, o primeiro caso de transmissão do vírus em humanos aconteceu em 1932. Porém, menos de 100 relatos de infecções humanas foram registrados.


*Com informações do UOL


Logo A Tribuna