Na véspera do Enem, a orientação para alunos da Baixada Santista é relaxar

Primeira prova será aplicada no domingo (21) em todo o Brasil; veja como se planejar e o que levar para o teste

Por: Sandro Thadeu  -  20/11/21  -  18:01
(Foto de arquivo) primeira prova do Enem será aplicada neste domingo
(Foto de arquivo) primeira prova do Enem será aplicada neste domingo   Foto: Arquivo/AT

Chegou a hora da verdade para 16.527 inscritos da região para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova ocorrerá neste domingo (21), e a segunda, no dia 28.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Independentemente das polêmicas dos últimos dias a respeito da exclusão de questões a pedido de gestores ligados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da preocupação natural dos participantes em responder de forma certeira às perguntas, o momento é de relaxar nas horas que antecedem o teste.


Segundo o coordenador do Educafro Baixada Santista, Júlio Evangelista Santos Júnior, os estudantes devem aproveitar as 48 horas anteriores para relaxar e estar muito bem dispostos para fazer a redação e resolver as 90 questões de linguagens e ciências humanas em 5h30.


“É preciso estar com 100% de acuidade visual, mental e de atenção para todas as linhas da prova. O Enem tem questões longas e é preciso lê-las com calma”, alertou.


Durante o teste, o docente recomenda que os participantes usem roupas leves, confiram a previsão do tempo e vejam com antecedência o trajeto até a universidade ou a escola onde será realizado o teste.


A coordenadora pedagógica do Sapiência Pré-Vestibular, Suellen Matos Cintra, orienta os alunos a aproveitar o dia que antecede o Enem para descansar, ficar com a família e sair com os amigos, com muita moderação. “A gente pede também que eles façam uma alimentação mais leve no almoço do dia do Enem”, afirmou.


Para a coordenadora de Linguagem do Colégio Objetivo Baixada Santista, Luci Rocha, não há mais o que estudar. “A última coisa que o aluno deve fazer é ver uma revisão final com professores experientes.”


Planejamento de prova
Para Suelen, a orientação geral é que o estudante leia o tema da redação para que comece a pensar em como desenvolvê-la.


Conforme Luci, os estudantes foram preparados para que todo o conhecimento recebido ajude a organizar a redação. “Ele passa a refletir sobre repertórios culturais para iniciar com mais segurança a elaboração da tese.”


O que levar?
Segundo o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são documento original com foto, álcool em gel, máscara, cartão de confirmação de inscrição, caneta preta e lanche.


É proibido usar celulares e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, dispositivos que recebam imagens, vídeos ou mensagens, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros e levar bebidas alcoólicas.


A abertura dos portões está marcada para meio-dia, com fechamento às 13h. As provas começarão às 13h30 e devem ser concluídas até às 19h.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna