'Mês do abacaxi’: fruta traz benefícios à saúde e impulsiona cenário econômico

Alimento é um dos favoritos dos brasileiros e está em abundância no mercado

Por: Thiago D'Almeida  -  18/12/21  -  08:49
Atualizado em 18/12/21 - 09:16
Época do ano é marcada pela abundância do abacaxi, uma das frutas mais amadas pelos brasileiros
Época do ano é marcada pela abundância do abacaxi, uma das frutas mais amadas pelos brasileiros   Foto: Nirley Sena/AT

Este mês é de abundância, no mercado, de uma das frutas mais amadas dos brasileiros: o abacaxi. Além do sabor refrescante, ele traz diversos benefícios à saúde. Porém, como os demais alimentos, precisa ser consumido de maneira moderada. Segundo especialistas em nutrição, as vantagens do abacaxi são o valor nutricional e chegam aos níveis econômico e social.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A fruta é rica em vitaminas e outras substâncias que beneficiam saúde de quem a consome. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o abacaxi tem vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio. Essa combinação de minerais e nutrientes aumenta a imunidade e ajuda em quadros inflamatórios. Também é rico em fibras e formado por 85% de água, o que também auxilia na hidratação do organismo.


O médico nutrólogo, endocrinologista e presidente da Abran, Durval Ribas Filho, comentou que o principal benefício nutricional “está na bromelina, que aumenta os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepsina, auxiliando que os alimentos sejam absorvidos com mais facilidade pelo intestino delgado”.


Ribas complementa que “a bromelina também tem sido associada à saúde respiratória, por sua ação mucolítica, que ajuda a diluir a consistência do muco ou catarro dos pulmões, desobstruindo as vias respiratórias”.


Ele afirma que a bromelina está concentrada, em maior quantidade, no miolo do abacaxi. “É a parte mais dura da fruta e, por isso, geralmente é desprezada. A dica é consumir a fatia inteira”, comenta.


A época
A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Natalia Reis, analisou como o período pode contribuir tanto para o mercado quanto para o consumidor.


“A sazonalidade dos alimentos, ou seja, a colheita dos alimentos na estação adequada traz benefícios não somente nutricionais mas, também, econômico-sociais, ambientais e palatáveis. O fruto se torna mais saboroso, uma vez que foi produzido na estação correta”, explica a profissional.


Ela acrescenta ser muito importante respeitar o ciclo da natureza para produção e colheita de alimentos. Além de melhores qualidade nutricional e gosto, a produção aumenta sob condições favoráveis, o que torna o alimento mais acessível para a população em geral.


“Nesta época do ano, o abacaxi tem o preço mais baixo, é facilmente encontrado nos mercados e feiras e também tem o sabor mais acentuado, o que é excelente para o verão”, diz a nutricionista.


É bom, mas com cuidado
Apesar das vantagens, é necessário cuidado ao ingerir o abacaxi. “Para as pessoas suscetíveis à acidez da fruta, pode provocar lesões orais. E, para aquelas com problemas gástricos, o consumo também deve ser com moderação”, informa o médico nutrólogo Durval Ribas Filho.


Valor nutricional da fruta é exaltado por especialistas
Valor nutricional da fruta é exaltado por especialistas   Foto: Walter Mello/AT

A nutricionista Natalia Reis faz outra recomendação. “Como estamos na época em que o abacaxi e colhido em abundância, podemos congelar o fruto que não será consumido imediatamente para ingeri-lo num suco batido com água de coco e couve ou numa geleia de abacaxi com pimenta, por exemplo.”


Ribas afirma que basta uma fatia diária para obter os benefícios da fruta. “Por conter muito açúcar, os diabéticos devem consumi-lo com moderação. No caso dos alérgicos, podem ocorrer inchaços no rosto e na garganta ou, em casos mais graves, bloqueio das vias respiratórias.”


Logo A Tribuna