Médico flagra homem com varíola dos macacos no metrô

Reação do infectado e da pessoa ao lado dele assustaram o profissional de saúde

Por: ATribuna.com.br  -  01/08/22  -  20:13
O jovem tinha feridas pelo corpo todo
O jovem tinha feridas pelo corpo todo   Foto: Reprodução/Redes Sociais

O médico Arturo Henriques estava no metrô no último sábado (30), quando conseguiu identificar um jovem com varíola dos macacos próximo a ele, viajando no mesmo metrô, tranquilamente conversando dentro do transporte público. Ele abordou o jovem e, indignado com a resposta dele a da passageira ao lado, tirou uma foto e postou, junto com comentários em sua rede social. O caso ocorreu em Madri, na Espanha.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A publicação de Henriques teve mais de 100 mil curtidas. "Quantas pessoas ele pode deixar doentes? Não faço ideia", comentou. O doente tinha as ferida pelo corpo todo. O médico disse que não iria encostar em nenhum lugar do vagão, com medo de acabar se infectando com a doença, devido à falta de responsabilidade do jovem.


O médico relatou que chegou a conversar com ele, perguntando o motivo de ele estar no metrô, visto que o período de transmissão da doença é longo. Ele ficou surpreso com a resposta do jovem: "Tenho isso sim, mas a minha médica não me disse que eu teria que ficar em casa, que usar uma máscara era o suficiente".


Não fosse o bastante, Henriques ainda se surpeendeu mais, com a resposta da passageira próxima a ele, dizendo que o governo havia dito que o problema era uma doença de homossexuais. "Para que ter medo, se não sou gay?", disse ela.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a transmissão se dá a partir das feridas, fluidos corporais e gotículas do infectado. Pode se dar pelo contato com objetos contaminados, pele, ou relação sexual, além de proximadade por longo período sem uso de máscara.


A incubação do vírus varia de cinco a 21 dias. O sintoma mais comum são as feridas na pele. Também pode causar naúseas, febre, calafrios, dores de cabeça, dor muscular e fraqueza.


*com informações de correio24horas


Logo A Tribuna