Máscaras exigem cuidado redobrado com a higiene bucal: 'Podem causar problemas gengivais e bafo'

Segundo especialistas, é preciso caprichar na escovação da língua, usar escovas interdentais, entre outras coisas; confira

Por: Nathália de Alcantara  -  11/04/21  -  11:18
A máscara virou um item mais do que obrigatório durante a pandemia
A máscara virou um item mais do que obrigatório durante a pandemia   Foto: Pixabay

A máscara virou um item mais do que obrigatório durante a pandemia de coronavírus. O detalhe é que usá-la praticamente o dia inteiro, todos os dias, pede cuidados redobrados com a boca para não ficar com bafo e até cárie nos dentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Alguns dos problemas que podem surgir são as cáries nos dentes, problemas gengivais e hálito desagradável. O uso da máscara pode aumentar as chances de ter esses problemas”, explica o cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) Hugo Lewgoy.


Ele diz que o uso da máscara pede uma maior regularidade nos hábitos de higiene oral, como caprichar na escovação da língua, usar escovas interdentais, enxaguatórios bucais e beber muita água.


Como a máscara dificulta a respiração, as pessoas têm uma tendência maior de respirar pela boca, o que faz com que ela fique seca e mais propensa às cáries e problemas gengivais.


“A saliva é necessária para manter a boca lubrificada e saudável, além de ter propriedades antifúngicas. O ar acumulado dentro da máscara pode piorar o hálito”, diz o especialista.


Mas todos esses problemas são fáceis de resolver, desde que se tenha o devido cuidado de usar as escovas interdentais após cada refeição, ter cuidados com a higiene oral, escovar a língua e manter a máscara limpa.
“Também é fundamental fazer pausas para retirar a máscara a fim de respirar ar puro e beber bastante água”, diz Hugo.


Cuidados


Quem concorda com ele é o dentista Fernando Sampaio, que ainda pede muito cuidado na hora de higienizar a máscara.


“É preciso lavar a cada uso, com água e sabão mesmo. Deixe um pouco de molho em um recipiente, enxágue bem e depois coloque para secar. Antes de usar, também é importante passá-la”.


Durante a fase emergencial do Plano SP, que dura até amanhã, consultórios odontológicos atendem apenas emergências. Mesmo com a flexibilização das regras, a higiene tem de ser feita com muito cuidado e em casa para evitar problemas maiores.


“É preciso procurar um dentista ao menos uma vez a cada seis meses para uma limpeza, uma boa higienização. Mas cuidados simples, que aprendemos desde criança, já são a lição de casa bem feita. Escove os dentes a cada refeição, use o fio dental e um enxaguante bucal e pronto”, recomenda Fernando.


Logo A Tribuna