Governo de SP determinará que hospitais não desmobilizem leitos Covid-19

Nesses últimos dias, dados do governo estadual apontaram um crescimento no número de internações de pacientes com covid-19

Por: Tatiane Calixto  -  19/11/20  -  23:42
  Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo publicará um decreto determinando que hospitais do estado não desmobilizem qualquer leito destinado a pacientes com covid-19, sejam eles de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o decreto também determinará o adiamento de cirurgias eletivas. O objetivo é garantir o atendimento a infectados com o novo coronavírus diante do aumento dos números da pandemia em São Paulo. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Esses últimos dias, dados do governo estadual apontaram um crescimento no número de internações de pacientes com covid-19. Por outro lado, dados do sistema do Ministério da Saúde, mostram que os casos e óbitos no estado também tiveram elevação. Porém, como houve instabilidade no sistema federal, não foi possível afirmar com clareza se esses dados realmente aumentaram ou isso foi reflexo da divulgação de dados, até então, represados. 


Como uma ação cautelar, o governo está orientando os hospitais públicos e privados a não desmobilizarem seus leitos covid-19 e também mudando o intervalo de atualização do Plano São Paulo, de 28 para 14 dias, como era antes. 


“O Plano São Paulo tem com o objetivo preservar e salvar vidas. Estamos em um momento de bastante atenção e cautela frente a dados que sinalizaram aumento de casos e internações”, explicou o secretário de Saúde do estado, Jean Gonrinchteyn. 


Ainda assim o secretário frisou que, apesar da piora dos dados, o cenário está bem distante daquele vivido nos meses de maio, junho e julho. Naquele momento, conforme dados apresentados por Gonrinchteyn, a ocupação de leitos era de cerca de 95%. “Hoje, a ocupação é de 43,5% em hospitais do estado e 49% na Grande SP”. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna