Fibras tornam a vida mais saudável

Elas têm vários benefícios e poucas calorias

Por: Júnior Batista  -  26/06/21  -  18:46
Atualizado em 01/07/21 - 10:18
 Fibras fazem parte de um grupo de nutrientes que o organismo é incapaz de digerir
Fibras fazem parte de um grupo de nutrientes que o organismo é incapaz de digerir   Foto: Iñigo De la Maza/Unsplash

Uma vida saudável passa pelo consumo de fibras. Presentes em diversos tipos de alimentos, elas ajudam a regular nosso organismo e têm baixas calorias, além de trazerem a sensação de saciedade e ajudarem quem precisa emagrecer.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Ambas estão na maioria dos alimentos, como frutas, legumes, grãos, leguminosas e cereais, mas existem alguns campeões, como caqui, abacate, linhaça, farinha de mandioca, couve-manteiga, farelo de trigo, feijão e lentilha, entre outros”, resume a nutróloga Marcela Voris.


Segundo a também nutricionista Camilla Simões, as fibras fazem parte de um grupo de nutrientes que o organismo é incapaz de digerir. “Elas não fornecem nutrientes e não possuem calorias, porque não são absorvidas, mas têm a capacidade de absorver líquido e aumentar a matéria do bolo fecal, evitando doenças do trato intestinal”.


Organismo

Já Marcela explica que o consumo adequado de alimentos ricos em fibras ajuda o corpo a funcionar melhor e garante qualidade de vida. “O combate ao intestino preso é um dos benefícios mais conhecidos”.


O professor de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Jean Silvestre, explica que as fibras fazem aumentar a quantidade de bactérias benéficas ao nosso organismo, agindo de diversas formas, como na diminuição da inflamação do organismo.


“Além disso, as fibras auxiliam na regulação do açúcar no sangue e temos menos fome quando ingerimos quantidades interessantes desse composto em um prato ou refeição”.


Segundo ele, as saladas e os legumes são excelentes opções de fibras por mantê-las ativas, mesmo quando associadas a outros alimentos, como arroz branco, feijão e proteína. “É possível, junto com a salada e os legumes, manter o arroz branco no plano alimentar sem que a pessoa tenha prejuízo em ganho de peso”.


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS ALIMENTOS E AS FIBRAS


Consumo

A nutricionista Roberta Silva, especialista em emagrecimento, reforça que as fibras promovem a saúde da microbiota intestinal e aumentam as defesas do organismo. “Quando se inicia a introdução alimentar, as fibras já devem fazer parte. A quantidade deve ser orientada pelo pediatra ou nutricionista da criança”.


Silvestre reforça, no entanto, que há quantidades médias para todos. “A ingestão em torno de 20g a 35g de fibras ao dia atende a demanda de boa parte das pessoas, porém temos a especificidade de recomendações, ao longo do dia, para alguns grupos”.


Logo A Tribuna