Entenda por que beber água é fundamental para manter a saúde do corpo em dia

Falhas na hidratação podem causar consequências, como insuficiência renal aguda em casos graves

Por: Thiago D'Almeida  -  25/12/21  -  14:57
Para extrair todos os benefícios, é essencial que o consumo de água seja saudável
Para extrair todos os benefícios, é essencial que o consumo de água seja saudável   Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução/Unsplash

Beber líquido diariamente é essencial para o funcionamento do corpo humano. Como de 60% a 70% dele é composto por água, há necessidade de mantê-lo sempre hidratado para o funcionamento correto do organismo. Porém, para extrair todos os benefícios desse processo, é essencial que o consumo seja saudável.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Como nosso corpo não consegue armazenar a água depois de sua ingestão, ela é distribuída por todo o organismo, dizem especialistas. Um copo do líquido percorre esse caminho em um período de 30 minutos a uma hora.


O percurso começa quando o cérebro dá o alerta de sede. Após beber água, ela segue por todo trato digestivo, e é pelo sangue que seus benefícios serão disseminados para os órgãos e músculos.


Falhas na hidratação podem causar consequências, como explica a médica nefrologista Ligia de Fátima Costa. “A ingestão insuficiente de água prejudica a eliminação de toxinas e metabólitos filtrados pelos rins e, dependendo do grau da desidratação, pode evoluir para insuficiência renal aguda”.


O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, menciona que o baixo consumo de água pode dar sinais de alerta. “Podemos sentir menos vontade de urinar, produzir menos saliva e, até, sentir tonturas, porque o cérebro está tentando se adequar à falta de líquido”.


Benefícios
Ribas cita uma lista de vantagens para quem mantém a chamada “boa hidratação”. Ele, que é mestre e doutor em Medicina, afirma que, quando correta, a hidratação “ajuda a regular a temperatura corporal, contribui na desintoxicação do corpo, na absorção de nutrientes e digestão”, descreve. “

Também contribui para a maciez da pele, o metabolismo celular, o bom funcionamento dos rins e melhor circulação sanguínea”.


A nutricionista Maria de Alcântara adicionou que, falando sobre a parte estética do nosso corpo, a hidratação realizada de forma saudável contribui em diversos aspectos. “Podemos observar melhora na pele, diminuindo o inchaço e celulite, e melhora também nos cabelos e unhas”, explica.


Para grávidas, a ingestão de água tem importância adicional: ela compõe o líquido amniótico que protege o embrião durante seu desenvolvimento, como destaca Durval Ribas Filho.


Tire suas dúvidas
Quanto beber por dia?
A médica nefrologista Ligia de Fátima Costa afirma que o volume de ingestão de água depende do indivíduo. Segundo ela, uma pessoa considerada saudável deve ingerir, por dia, de 30 a 40 mililitros (ml) por quilo de peso corporal. Por exemplo, se pesa 80 quilos, teria de beber de 2,4 a 3,2 litros de água diariamente. Ligia, porém, adverte: “Refrigerante não deve ser computado nesse valor pelo excesso de açúcar e sódio. (...) Para pessoas que não conseguem tomar água, que não sentem sede, como os idosos, por exemplo, uma opção são águas com sabor, sucos naturais, entre outros.”


Beber: só com sede ou não?
A nutricionista Maria de Alcântara explica que “sede é sinal de alerta do organismo. Essa sensação é disparada quando estamos já em desidratação. O ideal é consumir a água sem sede, começando pelo copo de água em jejum, que é de extrema importância para o organismo logo pela manhã.” O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) complementa: não basta beber água apenas quando temos sede e em grandes quantidades. “Pode sobrecarregar o organismo. O ideal é ingerir várias vezes por dia, com intervalos médios de duas horas e porções de 300 ml”, descreve Durval Ribas Filho. "Beber água cerca de meia hora antes das refeições pode auxiliar na digestão. A água ocupa espaço no estômago e contribui para reduzir a fome, por exemplo. De manhã, ao despertar, ajuda a ativar os órgãos e tem efeito desintoxicante e, à noite, antes de dormir, traz efeitos positivos para o aparelho cardíaco. Já na prática de exercícios físicos, pode repor as perdas de líquido com a transpiração”, resume Ribas.


Logo A Tribuna