Doria alerta para risco de contaminação em encontros de família e amigos

Segundo governador, população precisa estar atenta e manter o distanciamento e o uso de máscaras

Por: Tatiane Calixto  -  06/11/20  -  01:50
As autoridades paulistas estão preocupadas com as festas de fim de ano
As autoridades paulistas estão preocupadas com as festas de fim de ano   Foto: Governo do Estado de SP

A intensificação da contaminação por covid-19 a partir de encontros sociais e a verificação de uma segunda onda do novo coronavírus na Europa fizeram o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), lançar um alerta sobre a transmissão da covid-19 em reuniões de família e amigos. As autoridades paulistas estão preocupadas com as festas de fim de ano e explicam que a população precisa estar atenta. 


“Há relatos recentes indicando que estão se intensificando os casos de contaminação a partir de encontros sociais”, afirmou Doria, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, em São Paulo. Segundo ele, o atual cenário europeu reforça a necessidade dos cuidados de higiene e distanciamento no Brasil. Fortes medidas restritivas voltaram a ser adotadas por países como Alemanha, França, Itália, Portugal e Grã-Bretanha.


“Em São Paulo, estamos com indicadores que nos remetem aos primeiros instantes da pandemia. Mas precisamos ter cuidado. São almoços de família, reuniões em casa de amigos, visita de parentes, rodas de conhecidos, balcões de bar e calçadões de praia com as pessoas se encontrando sem o uso de máscara e sem higienização das mãos”, enumerou o governador.


O coordenador executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19, João Gabbardo, admitiu que as festividades de fim de ano preocupam e orientou que a população, diante de uma possível exposição ao vírus, use máscara até mesmo dentro de casa. “Os sintomáticos, independente de exames, devem restringir imediatamente o contato em casa e com pessoas em transporte coletivo, trabalho ou escola”.


Logo A Tribuna