Dentista explica doença rara que afeta ator de Stranger Things

Uma pessoa em um milhão tem a doença, segundo especialista

Por: ATribuna.com.br  -  06/08/22  -  06:57
Atualizado em 06/08/22 - 06:59
O ator Gaten Matarazzo, que interpreta o Dustin em Stranger Things, possui displasia cleidocraniana
O ator Gaten Matarazzo, que interpreta o Dustin em Stranger Things, possui displasia cleidocraniana   Foto: Reprodução/Netflix

Com o sucesso da série Stranger Things, a displasia cleidocraniana ganhou notoriedade, já que o ator Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin Henderson, é portador da condição, que atinge uma pessoa a cada milhão, segundo especialistas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o dentista e conselheiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Evaristo Volpato, a condição é mais facilmente identificada pela clavícula. "Ela é muito característica. A pessoa tem uma flexibilidade maior do ombro, coisa que não é comum acontecer. Acho que essa é a principal característica da displasia que acaba tornando o diagnóstico mais rápido".


Volpato explica que a palavra displasia significa má-formação. Cleido significa clavícula e craniana é referente ao crânio, de fato. "Por conta da raridade e do difícil acesso a profissionais especialistas, muitas pessoas passam a vida sem saber qual é seu diagnóstico", explica.


"Muitas vezes nos deparamos com pacientes com pouco acesso, poucas condições tanto de educação como financeira, que passam a vida sem um diagnóstico e tratamento adequado. Imagina, qual a disponibilidade de um geneticista na rede pública do Brasil?".


Apesar de não ser uma condição que afete diretamente a saúde do paciente, o dentista ressalta que é interessante acompanhar o caso, especialmente a parte da dentição, já que a displasia cleidocraniana atrasa o nascimento dos dentes de leite.


"É muito comum que o dente de leite não caia, fazendo o acompanhamento é que você percebe que está no momento de aquele dente cair e aí tem que fazer a extração no consultório".


O que também é comum em pacientes com displasia cleidocraniana é o nascimento de dentes a mais. Volpato cita que, enquanto uma pessoa normal deve ter 32 dentes permanentes, alguém com a síndrome pode chegar a ter mais de 40 dentes na boca. Com a falta de espaço, acontece de nenhum permanente nascer, o que dá a impressão de que a pessoa não tem dentes.


"Às vezes dá a impressão de que a pessoa não tem dentes, mas é porque ela pode ter até mais de um dente, só que ele não nasceu porque não tem espaço suficiente para todos eles, que é o que mais acontece nessa síndrome".


Logo A Tribuna