Coronavírus: Novo balanço do estado aponta seis casos suspeitos da doença na região

Números da Secretaria da Saúde são contestados pelas prefeituras, que informam apenas três casos em investigação na região: um em Santos e dois em Praia Grande

Por: Nathália de Alcantara  -  03/03/20  -  02:15
Passageiros de voo vindo da Itália utilizam máscaras durante desembarque em São Paulo
Passageiros de voo vindo da Itália utilizam máscaras durante desembarque em São Paulo   Foto: RÔMULO MAGALHÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em novo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta segunda-feira (2), a região chega a seis casos suspeitos. Seriam quatro em Santos e dois em Praia Grande. O detalhe é que os números não batem com os informados pelas prefeituras: seriam três casos suspeitos na Baixada, ou seja, três a menos.


Em Santos, a prefeitura explica que há só um caso suspeito: uma mulher de 75 anos, que esteve em viagem por Itália e França entre os dias 6 e 24 de fevereiro. Ela começou a ter febre, tosse, cefaleia e coriza no dia de retorno ao Brasil e foi a uma unidade de saúde na última quinta.


A administração municipal explica que as unidades de saúde de Santos atenderam, ainda, três moradores de Praia Grande que se tornaram casos suspeitos para o novo coronavírus, mas que eles já estariam relacionados à sua cidade de origem, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica de lá.


Em Praia Grande, a explicação para os atuais dois casos é que um foi descartado (mas ainda não se sabe qual, pois o resultado do exame ainda não chegou do Instituto Adolfo Lutz, na Capital). Pode ser o de uma mulher de 20 anos, de um homem de 74 ou de uma senhora de 67.


O outro, que é de um homem de 21 anos, entrou nos números da Capital por se tratar de um morador de lá que estava na região hospedado na casa da mãe.


A secretaria registra, ainda nesta segunda-feira, 163 casos suspeitos do coronavírus em todo o estado. Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato próximo com caso suspeito.


Logo A Tribuna