Câmara analisa proposta que dispensa uso de máscara em templos religiosos e locais abertos

Conforme autor do projeto de lei diz que uso demasiado de máscaras prejudica a respiração

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/10/20  -  12:17
São Vicente recebe doações de insumos para profissionais da saúde
São Vicente recebe doações de insumos para profissionais da saúde   Foto: Matheus Tagé

Um Projeto de Lei (4886/20) torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual em locais abertos, em estabelecimentos que desenvolvam atividades essenciais, em órgãos públicos e em templos religiosos. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Autor da proposta, o deputado Giovani Cherini (PL-RS) concorda com a tese de que o uso de máscaras é fundamental para a diminuição da transmissão da Covid-19, mesmo assim, entende que a obrigatoriedade do uso pode ser dispensada em algumas situações. 


“Pessoas que entenderem que devem continuar usando poderão fazê-lo com tranquilidade, até porque o distanciamento social terá que ser observado”, pondera o deputado. 


No entanto, o parlamentar diz que uso demasiado de máscaras prejudica a respiração. “O ar que respiramos tem, em média, 21% de oxigênio, e o ar que expelimos tem 0,3% de oxigênio. O gás carbônico que somos obrigados a inspirar com a máscara acidifica as células, fazendo abaixar a imunidade, tendo por consequências a manifestação e a potencialização de doenças pré-existentes”, diz.  


Ainda segundo Cherini, pessoas com boa imunidade são assintomáticas em relação à Covid-19, "porém, o uso da máscara pode torná-lo um doente”. 


*Com informações da Agência Câmara


  


Logo A Tribuna