Trump confirma morte do chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi

Presidente dos EUA afirmou que capturar al-Baghdadi foi a prioridade máxima dos serviços de inteligência durante seu mandato

Por: Do Estadão Conteúdo & com informações da AFP &  -  27/10/19  -  14:54
Atualizado em 27/10/19 - 15:12
Antigo líder, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto pelos Estados Unidos
Antigo líder, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto pelos Estados Unidos   Foto: AL-FURQAN MEDIA/AFP

O presidente americano, Donald Trump, confirmou neste domingo (27) a morte do chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. Em pronunciamento na Casa Branca, o republicano afirmou que o líder islâmico morreu durante uma operação militar dos Estados Unidos na Síria.


Trump afirmou que capturar al-Baghdadi foi a prioridade máxima dos serviços de inteligência durante seu mandato. "Ele era um homem doente e depravado", disse. O presidente agradeceu o apoio da Rússia, Turquia, Síria, Iraque e dos curdos na operação.


Al-Baghdadi, detonou um colete com explosivos, matando ele mesmo e três filhos, após agentes especiais americanos encurralarem-no em um túnel sem saída. "Seu corpo ficou mutilado pela explosão. O túnel ainda desabou sobre ele. Mas os resultados de testes deram certeza imediata e identificação totalmente positiva. Era ele", disse Trump. 


O anúncio de Trump era esperado desde a noite de sábado (26), quando ele escreveu no Twitter que "algo muito grande acabou de acontecer!".


Logo A Tribuna