Talibãs recusam cooperar com os EUA no combate ao Estado Islâmico

Porta-voz político dos talibãs questionou o trabalho em conjunto com as forças americanas

Por: ATribuna.com.br  -  10/10/21  -  13:56
 Delegação talibã negocia com o governo americano
Delegação talibã negocia com o governo americano   Foto: Reprodução/Twitter

Os talibãs recusaram qualquer tipo de cooperação com os Estados Unidos no combate ao Estado Islâmico, que invadiu o Afeganistão após o abandono dos EUA, em agosto. Funcionários dos talibãs e representantes do governo americano estão reunidos neste domingo (10) em Doha, capital do Qatar, para discutir o controle dos grupos extremistas e a retirada de cidadãos estrangeiros e afegãos do Afeganistão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os talibãs garantiram que haveria flexibilidade neste processo. No entanto, seu porta-voz político, Suhail Shaheen, informou que não haveria colaborações com os EUA para conter o Estado Islâmico, pois eles seriam "capazes de enfrentar o Daesh sozinhos".


O Estado Islâmico tem sido responsável por vários ataques contra grupos muçulmanos xiitas do país. Eles apareceram no leste do Afeganistão em 2014.


As reuniões em Doha são as primeiras entre forças talibãs e norte-americanas desde a retirada dos EUA do Afeganistão. Os Estados Unidos tentam reforçar o compromisso de autorizar a saída de cidadãos norte-americanos e estrangeiros do Afeganistão.


*Com informações da Agência Brasil


Logo A Tribuna