Servidor exonerado por Nelson Teich diz que há intervenção fardada no Ministério da Saúde

A troca de funcionários promovida pelo ministro é vista com perplexidade por técnicos da pasta

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/20  -  16:46
Decisão do ministro da Saúde causou surpresa em pessoas relacionadas ao ministério
Decisão do ministro da Saúde causou surpresa em pessoas relacionadas ao ministério   Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A troca de funcionários do Ministério da Saúde por militares, promovida pelo ministro Nelson Teich, é vista com perplexidade por técnicos da pasta, que interpretam a decisão com uma intervenção fardada inédita e curiosa, já que acontece no meio de uma pandemia. 


"Uma mudança tão drástica, com a chegada de pessoas tão estranhas no ramo", disse Francisco Bernd, um dos exonerados, que é funcionário do Ministério da Saúde desde 1985.


Bernd afirma que há diversos grupos técnicos na pasta criados em diferentes mandatos e incorporados pelos sucessores. "Os militares que chegam não tem absolutamente nenhuma experiência histórica na Saúde. O próprio Teich não tem experiência em gestão pública", afirma. 


O exonerado também não gostou da afirmação de Teich, que disse que os militares fazem "uma coisa organizada". "A crise na Saúde então é por culpa da desorganização do ministério?", questiona Francisco. 


Vale lembrar que nesta quinta-feira (7), Teich disse que a substituição não será definitiva. "Conforme for retornando para uma situação normal, essas pessoas vão naturalmente voltar para seus lugares e pessoas não militares vão estar colocadas no lugar. Mas esse é um período de guerra", disse o ministro. 


*com informações da Folha de São Paulo


Logo A Tribuna