Rendimentos do Pis/Pasep serão liberados a partir de amanhã

Empregados da iniciativa privada, inscritos no PIS, devem retirar os valores nas agências da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos, vinculados ao Pasep, devem procurar o Banco do Brasil

Por: De A Tribuna On-line  -  30/06/19  -  11:09
  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Alguns trabalhadores podem conferir, a partir desta segunda-feira (1°), quando devem receber pelo rendimento anual do Pis/Pasep. Nesta semana, o Conselho Diretor do Fundo autorizou o pagamento.


Os rendimentos são distribuídos anualmente, como um percentual aplicado sobre o saldo que cada participante ainda ativo possui. De acordo com o Ministério da Economia, este ano o índice ficou em 4,917%.


A parcela a ser sacada corresponde a 3,6% do valor total do rendimento e a retirada dos valores pode ser feita a partir do dia 25 de julho para os nascidos em julho e segue um calendário de liberação que vai até março do próximo ano (o cronograma completo está no site do ministério.


Quem pode


Empregados da iniciativa privada, inscritos no PIS, devem retirar os valores nas agências da Caixa Econômica Federal. Já os servidores ou empregados de empresas públicas, vinculados ao Pasep, devem procurar o Banco do Brasil.


Têm direito aos rendimentos os trabalhadores públicos e privados que estavam no mercado de trabalho formal até 4 de outubro de 1988 e que ainda não fizeram o saque integral de suas cotas.


Mais recursos


Além dos rendimentos, outra resolução do Conselho Diretor do Fundo determina a distribuição aos participantes de parte de um saldo registrado na rubrica Reserva para Ajuste de Cotas, a partir deste domingo (30). São 0,667% de atualização monetária, 0,667%, 3% de juros e 0,6% de resultado líquido adicional, 0,6%.


Trata-se da parte de reservas do Fundo que não precisa ser mantida para o próximo exercício e que pode ser distribuída aos participantes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna