Moradores de Mongaguá reclamam de forte odor e água turva em canal do Balneário Vera Cruz

Vizinhos temem que água vaze em dias de chuva e invada as casas

Por: ATribuna.com.br  -  21/07/21  -  15:15
 Munícipes falam que água do canal está turva e tem forte odor
Munícipes falam que água do canal está turva e tem forte odor   Foto: Divulgação/ Joeny Cremasco

Moradores do bairro Balneário Vera Cruz, em Mongaguá, pedem ajuda para solucionar um problema que ocorre há cerca de quatro meses em um canal da região, localizado entre as ruas Lourdes Costa da Pontes e Vera Estela. Eles dizem que antes o local tinha água limpa e atualmente tem apresentado cheiro forte e água turva.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A dona de casa Maria das Graças da Silva Maciel, de 64 anos, mora próximo ao local e diz que tem medo que durante alguma chuva forte a água vaze do canal, invadindo ruas e casas.


Ela relembra que já chegou a presenciar fortes chuvas, que deram origem à uma enchente que invadiu sua casa e a fez perder móveis. No entanto, com a água nessas condições, a munícipe acredita que o estrago seja ainda maior.


"Tirando esse esgoto já ameniza um pouco porque eu sei que resolver as enchentes já é mais difícil".


Quem também pede providências é o genro de Maria, o analista de sistemas Joeny Cremasco, de 41 anos. Ele conta que antigamente o canal possuía até peixes. "Não sabemos se os causadores foram a prefeitura ou a própria Sabesp, e não conseguimos essa informação com ninguém".


Para ele, a situação pode estar relacionado à uma obra de canalização que foi feita no local e pede alguma providência para evitar futuros problemas.


Em nota, a Prefeitura de Mongaguá diz que técnicos da Diretoria de Serviços Externos irão vistoriar o local.


Já a Sabesp diz que vistoriou na segunda-feira (19) a área entre as ruas Lourdes da Costa Pontes e Vera Estela, no bairro Balneário Vera Cruz, em Mongaguá, onde não foi identificada nenhuma irregularidade que envolva o sistema de esgotamento sanitário da Companhia.


Em atenção ao solicitado, a empresa reforçará o monitoramento na região e as inspeções técnicas que identificam eventuais ligações irregulares de imóveis para evitar que haja descarte indevido dos esgotos no sistema municipal para drenagem das águas pluviais.


Logo A Tribuna