Lockdown em cidade de SP cria enorme fila de 'justificativas de circulação'

Medidas mais restritivas entraram em vigor no domingo (20) e vão durar 180 horas, segundo a prefeitura

Por: ATribuna.com.br  -  21/06/21  -  16:17
     Araraquara registra fila de veículos em abordagem para justificativa de circulação durante lockdown
Araraquara registra fila de veículos em abordagem para justificativa de circulação durante lockdown   Foto: Milton Filho/CBN Araraquara

Enfrentando o 2º lockdown, a cidade de Araraquara, no interior de SP, registrou uma imensa fila de automóveis durante fiscalização, na manhã desta segunda-feira (21), na Avenida Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como Via Expressa, uma das mais importantes no munícipio.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A fila se deu por conta de uma abordagem aos veículos nos dois sentidos da via. Para circular durante o período de lockdown, os moradores devem apresentar uma justificativa que se enquadra com as atividades liberadas.


Circulação autorizada


A circulação de pessoas no município está liberada apenas para aquisição de medicamentos e combustível; vacinação contra a covid-19; obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais; embarque ou desembarque no terminal rodoviário; atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis e prestação de serviços permitidos pelo decreto em vigor.


As medidas entraram em vigor no domingo (20), a partir das 12h, após o registro de alta em casos do novo coronavírus. Além de Araraquara, outras duas cidades da região, Américo Brasiliense e Santa Lúcia, adotaram medidas restritivas.


Entre as medidas para conter o avanço da doença, as cidades fecharam os serviços não essenciais, restringiram a circulação de moradores e suspenderam o transporte coletivo. Os supermercados ficarão fechados por 66 horas, com exceção para o sistema de delivery, que segue liberado.


Segundo a prefeitura, as medidas restritivas vão durar 180 horas e estarão em vigor até 0h de domingo (27). Vale ressaltar que, em fevereiro, Araraquara se tornou o primeiro município do país a ter 10 dias de confinamento.


Fiscalização


O município intensificou a fiscalização entre domingo e a manhã desta segunda-feira, feita pelas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da PM, que realizaram blitzes e barreiras sanitárias em diferentes pontos da cidade. Essas ações continuarão no decorrer da semana, segundo a prefeitura.


Ainda de acordo com a administração municipal, o objetivo das medidas restritivas que estão sendo fiscalizadas é reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a transmissão da covid-19. "O foco é salvar vidas e a população não pode relaxar com as medidas sanitárias. Cabe a todos evitar aglomerações, usar máscara corretamente e respeitar a restrição de circulação."


Em 24h, Araraquara registrou 28 novos casos e duas mortes por covid-19, aponta o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (21). O município soma 24.541 casos da doença desde o início da pandemia e 493 óbitos.


Confira mais em ATribuna.com.br



Logo A Tribuna