Lixo com recado de “positivo” para Covid-19 viraliza e demonstra respeito ao próximo

Infectologista assegura que EPI´s das equipes que manipulam resíduos reduzem chances de contágio; mas alerta que o recado é útil para informar cuidados àqueles que vão manipular o material

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/05/20  -  23:14
Lixo com recado ao trabalhador viralizou nas redes sociais
Lixo com recado ao trabalhador viralizou nas redes sociais   Foto: Divulgação/Redes Sociais

Em tempos de isolamento social e de avanço da curva de contágio do novo coronavírus, pequenos gestos resumem mais que a urgência em se demonstrar empatia. São sinais de respeito e cuidado com o próximo. Assim pode ser resumida uma foto que viralizou nas redes sociais, nesse final de semana.


Na imagem, um recado escrito a mão e afixado num saco de lixo informa que o material ali descartado foi manipulado por quem teve o exame positivo para a Covid-19. A foto começou a ser compartilhada no sábado (16), data em que foi celebrado o dia dos profissionais na linha de frente à remoção de detritos domiciliares. 


“Sr. Gari, testamos positivo ao exame Covid-19. Isolamos o lixo com todo o cuidado para evitar a sua contaminação. Que Deus abençoe e cuide de vocês!”, destaca o bilhete, afixado no lixo. 


Tal atitude de respeito e cuidado com o próximo se assemelha com recados em descartes de vidro quebrado, utilizado para alertar o trabalhador para redobrar a atenção sobre o material cortante.


Contudo, médicos infectologistas asseguram que os equipamentos de proteção individual (EPIs) usados pelas equipes de limpeza resguarda esses trabalhadores. Mas aconselham que o cuidado, tanto na separação dos resíduos quanto o de informar que ali foi colocado, deve ser uma prática diante do "novo normal" que se desenha, devido à escalada da pandemia global.


“O material residual de lixo doméstico de uma casa não tem o risco (de contágio aumentado). Ele é pequeno para quem manipula esse material, desde que faça o uso de equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e roupas apropriadas” diz o médico Evaldo Stanislau. 


O infectologista destaca ainda que o aviso colocado no lixo é uma ação cidadã do morador, que demonstra atenção aos trabalhadores que vão manipular o material. “A sinalização é um ato de civilidade e de respeito ao próximo. Se não for feita, pode até não gerar risco (àquela que manipula o material). O correto é fazer, pois é um ato louvável e de respeito ao próximo”, finaliza. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna