Mercosul Santos deverá passar por inspeções de oficiais da Capitania dos Portos

Embarcação chegou rebocada ao cais santista após sofrer um princípio de incêndio no Rio de Janeiro

Por: Fernanda Balbino  -  27/04/21  -  14:30
  Embarcação chegou rebocada ao cais santista após sofrer um princípio de incêndio
Embarcação chegou rebocada ao cais santista após sofrer um princípio de incêndio   Foto: Matheus Tagé/AT

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) aguarda informações sobre as avarias causadas no navio Mercosul Santos, que ainda passará por vistorias. A agência marítima responsável pela embarcação que chegou ao cais santista rebocada, no domingo, também deverá informar à Autoridade Marítima o planejamento de reparos e o destino do cargueiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Mercosul Santos é um porta-contêineres que atua na cabotagem, transportando as caixas metálicas entre os portos do País. Após um princípio de incêndio no Rio de Janeiro, a embarcação foi rebocada até o cais santista, onde será reparada. Os trabalhos serão feitos por uma empresa especializada no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais, na região de Outeirinhos.


Segundo a Autoridade Marítima, além das informações sobre o incidente que causou problemas na embarcação, também deverão ser informados detalhes sobre os reparos e a previsão de partida do cargueiro. Outra exigência, será a apresentação de um laudo de uma sociedade classificadora, que deverá atestar as condições de navegabilidade da embarcação.


Mesmo assim, serão necessárias, pelo menos, duas inspeções de oficiais da Marinha. Uma antes e outra depois dos reparos.


Chegada


No trajeto do Rio até o Porto de Santos, o cargueiro, que está com problemas nos motores, contou com o apoio de rebocadores oceânicos. Já na chegada ao complexo, equipes da CPSP, da Praticagem de São Paulo e da Autoridade Portuária de Santos (APS), a estatal que administra o complexo.


A primeira parada foi a DPW Santos, na Margem Esquerda, na Área Continental. Lá, foram descarregados 1.028 contêineres. Segundo o terminal, a operação foi concluída nesta segunda-feira, pela manhã, e o Mercosul Santos deixou o cais da DPW no início da tarde.


Em seguida, conforme apurado pela Reportagem, a embarcação foi deslocada para o Terminal de Passageiros. E lá deve ficar até o fim dos trabalhos.


Logo A Tribuna