Historiadores descobrem templo de 3 mil anos que contesta textos da Bíblia

Segundo pesquisadores, construção, localizada em Israel, foi erguida no mesmo período que o Templo de Salomão, em Jerusalém

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/02/20  -  11:36
Templo 3 mil anos descoberto em Israel
Templo 3 mil anos descoberto em Israel   Foto: Israel Antiquities Authority/Tel Aviv University

Um templo construído na cidade israelense de Tel Motza, no mesmo período que o Templo de Salomão, desafia algumas passagens da Bíblia. Segundo o Biblical Archaelogy Review Professor, a novidade descoberta teve início em 2012, quando historiadores identificaram um complexo monumental de templos na cidade. Porém, as escavações no local só começaram em 2019, quando os especialistas focaram em estudar estas construções. Segundo estes pesquisadores, o sítio arquelógico foi identificado como um templo religioso, o que foi uma surpresa.


"Poderia realmente existir um templo monumental no coração de Judá, nos arredores de Jerusalém? Jerusalém sabia disso? Se sim, esse outro templo poderia ter sido parte do sistema administrativo judaísta?", afirmou Shua Kisilevitz, um dos estudiosos que trabalha nesta pesquisa. 


O especialista também conta que a descoberta indica que provavelmente o Primeiro Templo não era o único local de adoração, como apontam os textos bíblicos. "Ficou claro que templos como o de Motza não só poderiam, mas também deve ter existido durante a maior parte da Idade de Ferro".  

*com informações da revista Galileu


Logo A Tribuna