Governo Federal nega pedido de apoio logístico para transportar caixões até Manaus

Pedido foi feito pela Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/04/20  -  17:35
Sepultamentos em Manaus realizados durante a noite para atender a demanda
Sepultamentos em Manaus realizados durante a noite para atender a demanda   Foto: Divulgação/Chico Batata

A Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF) informou nesta terça-feira (28), que o Governo Federal negou o pedido de apoio logístico para adequar o estoque de urnas funerárias que estão sendo enviadas para a cidade de Manaus, no Amazonas. Vale lembrar que o pedido foi realizado após o aumento na demanda de enterros causar um colapso funerário no local. 


Depois de registrar um número recorde de sepultamentos desde o início da pandemia de coronavírus no último domingo (26), a Prefeitura de Manaus informou que as mortes contadas são de casos em geral, entre pacientes de covid-19, mortos por outros problemas respiratórios ou outras causas. 


Segundo o documento assinado pelo presidente de ABREDIF, Lourival Antônio Panhozzi, já tem uma carga com vários caminhões carregados de urnas a caminho da cidade, contudo, a viagem demanda vários dias. 


O pedido da Associação era para que fosse disponibilizado transporte aéreo de caixões. Isto possibilitaria uma pronta reposição das urnas, até que as cargas vias terrestres cheguem. 


O Governo Federal foi procurado para se manifestar sobre o caso, e respondeu que o Comitê de Crise "já adotou ações para minimizar os impactos do coronavírus no estado, entre elas a entrega de respiradores, mascaras e testes rápidos". 


*com informações do G1


Logo A Tribuna