Governo da Venezuela denuncia avião espião dos Estados Unidos

Caracas informou que, pela segunda vez em menos de uma semana, uma aeronave americana invadiu o espaço aéreo do país

Por: Da AFP  -  24/07/19  -  00:47

O governo da Venezuela denunciou na segunda-feira (22) que um “avião espião” americano invadiu novamente o espaço aéreo do país, sem notificar as autoridades locais.


O ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, destacou que uma aeronave proveniente dos Estados Unidos sobrevoou a “região de informação de voo” do Aeroporto Internacional Simón Bolívar em Maiquetía, que serve a Caracas, sem reportar o motivo da incursão.


Este novo incidente ocorre após uma aeronave EP-3E de inteligência americana ter sido detectada na sexta-feira (19) passada nos céus venezuelanos, segundo a Força Armada da Venezuela.


“Ao mesmo tempo, a mesma aeronave ou aeronave similar [...] está novamente entrando na região de informação de voo de Maiquetía”, garantiu o ministro num pronunciamento transmitido pela televisão.


Os aviões que passam pela região de informação de voo, alegam as autoridades venezuelanas, são obrigadas a se reportar com a torre de controle do aeroporto.


Os Estados Unidos garantiram no domingo (21), sobre o incidente da sexta-feira, que realizavam “uma missão no espaço aéreo internacional” sobre o Mar do Caribe, quando seu avião EP-3 foi alcançado por um caça venezuelano SU-30 de fabricação russa, que se aproximou “agressivamente” a “uma distância pouco segura... pondo em perigo a tripulação e a aeronave” numa manobra "pouco profissional".


Apagão


Na tarde de segunda-feira, Caracas e várias regiões da Venezuela sofreram um apagão. A queda de energia atingiu a capital às 16h41 locais (14h41 em Brasília). O governo apenas informou sobre uma avaria que afeta bairros de Caracas.


Logo A Tribuna