Ex-procuradores regionais de SP assinam nota em defesa das urnas eletrônicas

Como fiscais, eles informaram que jamais deixaram apurar qualquer indício de erro nos equipamentos

Por: Sandro Thadeu  -  15/07/21  -  11:33
   O grupo reiterou que a democracia é inegociável
O grupo reiterou que a democracia é inegociável   Foto: Arquivo

Quatro ex-procuradores regionais eleitorais de São Paulo - André de Carvalho Ramos (2012-2016), Luiz Carlos dos Santos Gonçalves (2008- 2010 e 2016-2019), Mario Luiz Bonsaglia (2004-2008) e Pedro Barbosa Pereira Neto (2010-2012) – assinaram uma nota conjunta intitulada “Confiança na urna eletrônica e respeito à democracia”.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nesse documento, o quarteto destaca que chefiou o Ministério Público Eleitoral no Estado desde 2004 em pleitos municipais ou gerais. Como fiscais desse processo, eles informaram que jamais deixaram de determinar a apuração de qualquer notícia de fraude ou irregularidade nas urnas. “Podemos indicar que, ao fim, não se demonstrou qualquer fragilidade ou vício nestes equipamentos ou na totalização dos votos, no sentido de produzir fraudes, favorecer candidatos ou burlar o resultado”, justificaram.


O grupo reiterou que a democracia é inegociável e que esse único sistema político permitido pela Constituição representa uma conquista aos brasileiros. Eles citaram ainda que "a impressão do voto pode favorecer a prática da corrupção eleitoral, dificultar a ordem dos trabalhos de colheita do voto e ensejar manobras inescrupulosas tendentes a anular o voto de seções eleitorais".


Logo A Tribuna