Estudo de terceira dose da AstraZeneca é autorizado pela Anvisa

O teste da dose de reforço do imunizante será feito somente no Brasil, com 10 mil voluntários

Por: ATribuna.com.br  -  19/07/21  -  10:44
    A terceira dose será aplicada em um intervalo que varia entre 11 e 13 meses após a segunda.
A terceira dose será aplicada em um intervalo que varia entre 11 e 13 meses após a segunda.   Foto: Divulgação

Foi autorizado nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um estudo para avaliar a segurança e eficácia de uma terceira dose da vacina AstraZeneca contra o coronavírus. A agência deu aval também para uma pesquisa que avalia a eficácia do medicamento proxalutamida contra a doença, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O estudo da terceira dose do imunizante será feito apenas no Brasil, com um total de 10 mil voluntários em cinco estados do país, participantes do estudo inicial da vacina. A terceira dose será aplicada em um intervalo que varia entre 11 e 13 meses após a segunda dose da vacina. Entre os voluntários, estão profissionais da saúde, gestantes ou pessoas com comorbidade, com idade entre 18 e 55 anos.


Já a pesquisa a respeito do remédio proxalutamida será feita também na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, México, África do Sul e Ucrânia, além do Brasil. Serão 50 voluntários no nosso país, sendo 38 apenas em São Paulo e outros 12 em Roraima. O estudo é patrocinado pela chinesa Suzhou Kintor Pharmaceuticals.


O fármaco é estudado para o tratamento de câncer de próstata e de mama. Ao ter alta do hospital no último domingo (18), Bolsonaro afirmou que cobraria do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo sobre o remédio. "É uma droga que está sendo estudada e que em alguns países tem apresentado melhora. Temos que tentar. Tem que buscar alternativas e, com todo respeito, eu não errei nenhuma", afirmou ele.


*Com informações do Extra


Logo A Tribuna