Estado de SP discute aplicar 4ª dose da vacina contra a covid-19

Informação foi confirmada durante entrevista coletiva do governador João Doria

Por: Daniel Gois  -  09/02/22  -  14:27
Estado de SP planeja aplicar quarta dose da vacina contra a covid-19
Estado de SP planeja aplicar quarta dose da vacina contra a covid-19   Foto: Reprodução/Pixabay

O Governo de São Paulo discute a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a covid-19 em toda a população do Estado. Apesar da afirmação, ainda não há detalhes sobre quando e como isso pode acontecer.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A informação foi confirmada em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, horas após o governador João Doria (PSDB) dizer, à rádio Eldorado, que vai aplicar a quarta dose no Estado, "independentemente da recomendação do Ministério da Saúde".


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na segunda (7), que a área técnica da pasta tem estudado o assunto, mas que ainda não é o momento para a aplicação da quarta dose no Brasil.


"Não afirmamos que a quarta dose seria aplicada imediatamente. Considerar não significa aplicar. Estamos diante de uma pandemia. Teremos que vacinar a população brasileira todos os anos, assim como a gripe. Não houve afirmativa que a quarta dose será aplicada imediatamente ou de curto prazo, até porque não vai. Temos que completar a segunda dose. Ciência exige planejamento e antecedência", disse João Doria, durante entrevista coletiva.


O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a perspectiva é de aplicar anualmente a dose de reforço contra a covid-19, a exemplo da vacinação contra a gripe.


"Nós ainda não definimos qual vai ser a estratégia do reforço. Não gostariamos nem de usar a terminologia quarta dose. Temos a perspectiva de usá-la anualmente, como dose de reforço. Em que momento isso vai acontecer, com qual vacina, a população alvo, isso está sendo discutido e definido no nosso programa estadual de imunização", afirma o secretário.


Queda nas internações

Durante a entrevista coletiva, também foi anunciado que o Estado de São Paulo teve queda nas internações por covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) e enfermaria pelo oitavo dia seguido.


Segundo o Estado, nesta quarta (9), são 9.797 pessoas internadas, sendo que, há uma semana, o número era de 11.289 internados. A queda total é de 13,21%.


“A vacinação é a grande responsável ao longo da pandemia pela redução de casos graves e óbitos por Covid-19. São Paulo tem bons números, mas queremos ampliar e proteger toda a população. É fundamental que neste momento os pais e responsáveis levem seus filhos nos postos de vacinação para receber a primeira dose, pois todos os imunizantes aprovados pela Anvisa são seguros e eficazes", disse a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.


Logo A Tribuna