Estado de SP deve receber 240 mil vacinas contra covid-19 para crianças nesta semana

Previsão do Governo Estadual é de que as doses cheguem na sexta-feira (14)

Por: Daniel Gois  -  12/01/22  -  14:12
Doses pediátricas serão distribuídas pelo Estado de SP para as prefeituras
Doses pediátricas serão distribuídas pelo Estado de SP para as prefeituras   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Governo de São Paulo prevê que 240 mil doses de vacinas pediátricas da Pfizer cheguem ao Estado na sexta-feira (14). Após o recebimento dos imunizantes do Ministério da Saúde, haverá a distribuição dos mesmos para as prefeituras. Eles serão usados na imunização de crianças entre 5 e 11 anos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A previsão foi anunciada pela coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes. Ela alerta que a quantidade de doses disponibilizadas não permite vacinar todas as crianças do Estado.


"Até o dia 14, há uma previsibilidade de chegar 240 mil doses. É um quantitativo ainda pequeno. Há prioridade para comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Chegando às vacinas, o Estado começa a vacinação desse público, que é tão aguardada", disse Regiane.


Para vacinar as crianças, o Estado de São Paulo disponibilizará 5,2 mil postos, além de carteirinhas específicas, que já foram distribuídas. O Governo Estadual também já forneceu 4,5 milhões de seringas e agulhas específicas para o público infantil.


Cadastro

Ainda na coletiva, o governador João Doria (PSDB) disse que já está disponível o cadastro de crianças na plataforma VacinaJá, que tem como objetivo agilizar o atendimento na hora da vacinação.


"A partir de hoje (12), os pais podem incluir seus filhos no sistema. O pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nossa capacidade de vacinação é de 250 mil crianças por dia, podendo ser até superior conforme a necessidade", declarou Doria.


Testes rápidos

Para ter maior rapidez no diagnóstico da covid-19, o Estado de São Paulo anunciou a compra de 2 milhões de testes rápidos, pelo valor de R$ 12 milhões. Os testes vão estar disponíveis a partir do início de fevereiro.


"Os testes têm grau de efetividade de 98%, e os resultados saem em 15 minutos. Eles funcionam como uma verdadeira bússola para o diagnóstico rápido e prevenção da doença", afirma o governador.


Logo A Tribuna