Enfermeira coloca 'mão de Deus' para acalmar paciente

Lidiane Melo não conseguia medir a saturação do homem, e usou duas luvas com água quente, o que facilitou a aferição; técnica viralizou e acabou chamada de 'mão de Deus'

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/03/21  -  01:13
Além de acalmar, a técnica melhora a circulação sanguínea do paciente
Além de acalmar, a técnica melhora a circulação sanguínea do paciente   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em um plantão na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, Lidiane Melo, de 36 anos, não conseguia medir a saturação sanguínea de um paciente. “A mão dele estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, prática prevista na enfermagem, mas não funcionou. Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas pensei no risco de contaminação. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele”, explicou. E a ideia deu certo. A circulação melhorou e ele conseguiu medir a saturação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O caso aconteceu no ano passado, mas foi no dia 14 deste mês, em casa, e de folga, que Lidiane olhava as fotos em seu celular e lembrou-se do caso. E acabou postando com a legenda “Fiz essa luva com água quente para melhorar a perfusão de um paciente e ver melhor a saturação, e espero que ele sinta que tem alguém segurando sua mão”.


Mão de Deus


Em outro plantão, ela estava com um senhora que estava tensa porque seria intubada. “Ela não deixava a gente sedá-la, dizia que a gente não poderia deixá-la morrer, pois tinha duas filhas e duas netas, que cuidava da família. Depois de uma conversa, ela pediu para eu segurar a mão dela. Eu disse que não podia, pois tinha outros pacientes para atender, mas que iria fazer uma coisa. Fiz a mãozinha e ela se acalmou. Disse que parecia que eu estava segurando a mão dela, e eu disse que não era a minha, que era para ela pensar que era a mão de Deus, que iria ajudá-la a sair dali”, lembrou emocionada. A senhora teve alta.


*com informações de G1


Tudo sobre:
Logo A Tribuna