Covid-19 faz ao menos 1,5 milhão de crianças perderem pais e responsáveis no mundo

No Brasil, cerca de 130 mil menores de idade já perderam algum responsável por conta do vírus

Por: ATribuna.com.br  -  21/07/21  -  15:40
 Pesquisadores cobram políticas públicas que sirvam de amparo para as crianças e os novos responsáveis
Pesquisadores cobram políticas públicas que sirvam de amparo para as crianças e os novos responsáveis   Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução/Unsplash

Ao menos 1,5 milhão de crianças no mundo perderam um responsável devido a Covid-19. No Brasil, cerca de 130 mil crianças já perderam o pai, mãe, avô, avó ou algum responsável por conta do coronavírus. Os dados foram publicados na revista científica The Lancet.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com os pesquisadores, crianças que perdem seus responsáveis correm sérios riscos de terem efeitos adversos, a curto e longo prazo, na saúde, bem-estar e segurança. Entre as consequências destacadas estão problemas na saúde mental, abuso físico, violência sexual e gravidez na adolescência.


O levantamento foi realizado com dados de 21 países, levando-se em consideração dados de mortalidade e fertilidade. Os pesquisadores exigem políticas públicas que sirvam de apoio para crianças e os que fiquem responsáveis por elas após a morte do familiar.


Logo A Tribuna