Corpo de Bombeiros confirmam duas mortes no desabamento do prédio em Fortaleza

As duas mortes foram anunciadas oficialmente pelo comandante da corporação, coronel Luiz Eduardo Soares de Holanda.

Por: De A Tribuna On-line  -  16/10/19  -  12:57
Atualizado em 16/10/19 - 13:13
O edifício ficava localizado em um bairro nobre da capital cearense
O edifício ficava localizado em um bairro nobre da capital cearense   Foto: Reprodução/ SVM

Após anunciar a primeira vítima fatal na noite desta terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros confirmou a segunda morte em decorrência do desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, no Ceará.


O anúncio oficial da primeira vítima foi feito pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Eduardo Soares de Holanda, por volta das 23h55 desta terça-feira (15). A vítima é Frederick Santana dos Santos, de 30 anos. Ele estava em um mercadinho que funcionava ao lado do prédio e que foi atingido pelos escombros.


Frederick estava descarregando água quando foi atingido durante o desabamento. As autoridades estimam que haviam 18 pessoas no prédio no momento do desabamento. Segundo o oficial, cães farejaram nos escombros e apontaram a existência de cinco pontos que podem dar acesso a outras vítimas.


Anteriormente, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do estado chegaram a afirmar na manhã de terça-feira que havia deixado um morto, mas as autoridades recuaram e passaram a dizer, por volta das 18h30, que não havia nenhuma morte confirmada.


A morte da segunda vítima foi confirmada às 7h45 desta quarta-feira (16). O anúncio também foi feito pelo coronel Luiz Eduardo de Holanda. De acordo com o oficial, a vítima foi encontrada durante a madrugada com o auxílio de cães farejadores.O corpo, que ainda está sob os escombros em uma área de difícil acesso, é de uma mulher ainda não identificada. 


Sob escombros de prédio em Fortaleza, vítimas telefonam e jovem faz selfie


O governo do Ceará informou que nove pessoas foram resgatadas com vida do prédio residencial de sete andares que desabou nesta terça-feira, 15, em Fortaleza. As nove pessoas ficaram feridas e pelo menos outras nove teriam ficado presas nos escombros.


Das pessoas resgatadas com vida, duas teriam conseguido telefonar para parentes, mesmo sob os escombros. O estudante de arquitetura, Davi Sampaio Martins, de 22 anos, enviou uma selfie (imagem) para a família, para tranquilizar e ajudar no momento do resgate, como relatou o Diário do Nordeste. Segundo parentes, ele estava no 1º andar, saiu correndo pelas escadas e foi atingido por escombros. Ainda nesta terça, amigos fizeram "vaquinha online" já pensando em uma forma de dar uma nova moradia a Martins, que teria perdido todos os bens.

Outros três feridos resgatados foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF): Cleide Maria da Cruz Carvalho, de 60 anos; Maria Antônia Peixoto, de 72 anos; e Gilson Moreira Gomes, de 53 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



LEIA MAIS:
> Nove são resgatados com vida de prédio que desabou em Fortaleza



*Com informações do G1 Ceará e Estadão Conteúdo


Logo A Tribuna