Coronavírus: Donald Trump anuncia suspensão de todos os voos da Europa para os EUA

Voos estão suspensos por 30 dias. Democratas da Câmara divulgam proposta de resposta ao Covid-19

Por: Do Estadão Conteúdo  -  12/03/20  -  11:10
Trump retoma campanha eleitoral para tentar reverter queda de popularidade.
Trump retoma campanha eleitoral para tentar reverter queda de popularidade.   Foto: ALEX BRANDON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira (11) a suspensão de todas as viagens da Europa para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias, a partir de sexta-feira, devido ao avanço do surto de coronavírus no continente europeu. A decisão, no entanto, não inclui voos do Reino Unido.


Em um pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca, o republicano disse estar "confiante" de que seu governo "reduzirá significativamente" a ameaça do surto para os cidadãos americanos. "Vamos derrotar o coronavírus", exclamou Trump, ao dizer que os EUA estão fazendo o "maior esforço da história moderna" contra a doença, que teve origem na China.

Trump lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus uma pandemia, mas disse que a situação causada pela doença não é "uma crise financeira". "É algo temporário que vamos superar como nação, e como mundo", disse o líder da Casa Branca.


Democratas da Câmara dos EUA divulgam proposta de resposta ao coronavírus


Democratas da Câmara dos Representantes dos EUA aceleraram os trâmites para concluir um pacote econômico em resposta ao novo coronavírus e garantir o aval do governo americano antes do fim de semana.


A proposta que o Partido Democrata preparou e divulgou no fim da quarta-feira (11) cobre os custos de pessoas afastadas do trabalho por causa de coronavírus, amplia o seguro desemprego e garante que o teste para identificar a doença seja gratuito, entre outras medidas. O projeto de lei reflete uma série de prioridades definidas pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e pelo líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, no começo da semana.

Congressistas democratas pretendem aprovar o pacote nesta quinta-feira, embora ainda não se saiba o nível de apoio que terá dos republicanos.

Pelosi conversou com o Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, em duas ocasiões ontem em busca de apoio do governo para a proposta.

O Partido Republicano também discutiu medidas na noite de quarta-feira, deixando em aberto a possibilidade de o Congresso fechar um compromisso bipartidário para lidar com as consequências econômicas da pandemia em questão de dias. Fonte: Dow Jones Newswires.


Logo A Tribuna