Consórcio de Veículos de Imprensa e Projeto Comprova levam prêmio ANJ

Associação decidiu premiar dois vencedores, valorizando o trabalho dos jornalistas no enfrentamento à pandemia

Por: Júnior Batista  -  02/12/21  -  10:36
Para o presidente da ANJ, Marcelo Rech, o prêmio é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum
Para o presidente da ANJ, Marcelo Rech, o prêmio é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum   Foto: Reprodução

O Consórcio de Veículos de Imprensa (formado por O Globo, Extra e G1, UOL, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo) e o Projeto Comprova levaram o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2021, realizado nesta quarta-feira (1º), de maneira virtual.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Neste ano, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) decidiu premiar dois vencedores, valorizando o trabalho dos jornalistas no enfrentamento à pandemia.


O Consórcio de Veículos de Imprensa foi formado para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no País após o Governo Federal dificultar o acesso aos casos e mortes por covid-19.


O Projeto Comprova realiza checagem de fatos como forma de combater a desinformação – ao todo, jornalistas de mais de 30 veículos trabalham juntos.


A editora da Folha de S. Paulo, Flávia Faria, e o editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdtke, participaram da cerimônia de recebimento dos troféus.


Para o presidente da ANJ, Marcelo Rech, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum.


“Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio, estamos destacando para o País que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos”, afirma.


“Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”, completa o presidente da ANJ.


Segundo Lüdtke, que também é coordenador de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Comprova, além do serviço à população, serve de um “laboratório de aceleração” em jornalismo profissional. “É um exemplo vivo do trabalho colaborativo em jornalismo”.


Logo A Tribuna