Conselho de Segurança da ONU se reúne novamente nesta quinta-feira para debater Ucrânia

Seis nações ocidentais pediram uma sessão aberta sobre a guerra com a Rússia

Por: Estadão Conteúdo  -  17/03/22  -  04:39
Sede da ONU em Viena
Sede da ONU em Viena   Foto: Pixabay

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá nesta quinta-feira (17), a pedido de seis nações ocidentais que buscaram uma sessão aberta sobre a Ucrânia antes da votação esperada de uma resolução humanitária russa, que eles criticaram duramente por não fazer menção à guerra de Moscou contra seu vizinho menor.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"A Rússia está cometendo crimes de guerra e atacando civis. A guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia é uma ameaça para todos nós", tuitou a missão da ONU no Reino Unido, um dos seis países que solicitaram a reunião, que teve apoio ainda de Estados Unidos, França, Irlanda, Noruega e Albânia.


A Rússia circulou uma proposta de resolução do Conselho de Segurança na terça-feira que exigiria proteção para civis "em situações vulneráveis" na Ucrânia e passagem segura para ajuda humanitária e pessoas que procuram deixar o país, mas sem mencionar a guerra. O projeto de resolução também enfatizaria a necessidade de "as partes interessadas" concordarem com pausas humanitárias para evacuar rapidamente "todos os civis", mas nunca identifica as partes. A expectativa é que a resolução seja votada pela Câmara na sexta-feira.


Logo A Tribuna