Confira o que pode ou não durante o megaferiado em São Paulo

Antecipação de feriados começa na sexta-feira (26) e segue até 4 de abril

Por: Por A Tribuna.com.br  -  24/03/21  -  18:19
Atualizado em 24/03/21 - 18:29
Índice chegou a 24% em julho
Índice chegou a 24% em julho   Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O período de feriados antecipados na cidade de São Paulo começa na sexta-feira (16) com objetivo de tentar diminuir a circulação de pessoas e conter a disseminação da Covid-19. A medida segue até 4 de abril.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O anúncio da antecipação foi feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) na quinta-feira (18). Segundo ele, a intenção é estimular o isolamento social na capital durante esse período.


A cidade de São Paulo, assim como todo o estado e Brasil - passam pelo pior momento da pandemia e sem perspectiva de melhora a curto prazo.


Quais e quando serão os feriados?


O feriado começa na sexta-feira (26) e segue até 1º de abril. Como 2 de abril é feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, soma-se o final de semana até 4 de abril e totalizam-se 10 dias de feriado.


Foram adiantados os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, Consciência Negra de 2021 e 2022, além do aniversário da cidade em 25 de janeiro de 2022.


Posso aproveitar o feriado prolongado para viajar?


Não haverá barreiras sanitárias impedindo a saída de pessoas da capital, mas a recomendação da prefeitura e das autoridades de saúde é para que as pessoas permaneçam em casa.


Posso ir à praia?


O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), fez um apelo no domingo (21) para que os turistas não visitem as cidades do litoral durante o feriado prolongado.


Um dia após a decisão de Covas, nove municíos da Baixada Santista decretaram lockdown de 13 dias, de 23 de março a 4 de abril. Entre eles: Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.


Bancos vão abrir?


Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), devem ser observados os decretos e legislações locais das cidades com feriados prolongados.


No caso de São Paulo, bancos não estão na lista dos liberados a funcionar.


Posso pagar minhas contas após os feriados?


Não. Os prazos de vencimento das contas serão mantidos.


Como fica o rodízio?


A partir da última segunda-feira (22), passou a valer a mudança no rodízio de veículos na cidade de São Paulo. Ela será mantida durante os feriados.


Os carros podem circular de manhã das 7h às 10h e à tarde das 17h às 20h, mas estão restritos entre às 20h e 5h, período vigente do toque de recolher.


  • Placas finais 1 e 2: das 20h de segunda às 5h de terça
  • Placas finais 3 e 4: das 20h de terça às 5h de quarta
  • Placas finais 5 e 6: das 20h de quarta às 5h de quinta
  • Placas finais 7 e 8: das 20h de quinta às 5h de sexta
  • Placas finais 9 e 0: das 20h de sexta às 5h de sábado

Posso ir ao parque?


Não. Devido à fase emergencial, em vigor em todo o estado de São Paulo desde 15 de março, o acesso aos parques está proibido.


Haverá aulas nas escolas?


As atividades presenciais estão suspensas. As escolas municipais estão em recesso, já as particulares podem funcionar, apenas de forma remota.


* Com informações do UOL


Logo A Tribuna