Cão devolvido por ser surdo é adotado por estudante que também é surdo em Florianópolis

Filhote foi rejeitado por conta de deficiência 11 meses após ser adotado por família

Por: De A Tribuna On-line  -  14/01/20  -  18:49
Cão foi adotado por estudante na última semana
Cão foi adotado por estudante na última semana   Foto: João Ferreira/Arquivo pessoal

Um cãozinho de 11 meses devolvido por uma família depois de descobrirem que o animal era surdo foi adotado, novamente, por um estudante que também é surdo. O caso aconteceu em Florianópolis (SC) e chamou a atenção na Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da capital catarinense na última semana.


João Gabriel Duarte Ferreira é doutorando em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mora com outras três pessoas, duas delas surdas, e o terceiro, filho de pais que são surdos. Eles já tinham uma cachorra, mas o estudante tinha o desejo de adotar um cão com surdez.


Um dos amigos que divide a casa com o estudante viu a história do cão em uma rede social e falou para João. Jögan havia sido adotado com pouco mais de um mês, mas foi devolvido. O estudante entrou em contato com a diretoria e disse que gostaria de adotá-lo. A avaliação durou três dias e o cachorrinho está em um novo lar desde a última quinta-feira (9).


O estudante disse que o processo de adaptação é bom, porque alguns sinais que eles usam entre eles, como apagar e ligar a luz para chamar alguém, também servem para o cãozinho. Além disso, Jögan se adaptou com a outra cadela da casa e já aprendeu alguns sinais de Libras, como o sinal que usa para pedir para passear.


* Com informações do G1 Santa Catarina.


Logo A Tribuna