Caminhoneiros protestam contra proibição de estacionamento em Cubatão

Motoristas prometem cruzar os braços caso não tenham um local seguro para deixar seus caminhões

Por: ATribuna.com.br  -  22/06/21  -  12:56
   Motoristas não podem mais parar dentro do Bolsão 7, 8 e 9, no bairro Jardim Nova República
Motoristas não podem mais parar dentro do Bolsão 7, 8 e 9, no bairro Jardim Nova República   Foto: Divulgação/ Deyviane Lima

Caminhoneiros autônomos de Cubatão realizam um protesto pacífico na porta da prefeitura para reivindicar a volta da permissão de estacionamento dentro do Bolsão 7, 8 e 9, no bairro Jardim Nova República. Desde segunda-feira (22), eles buscam meios de contornar a decisão, já que alegam que estacionar no Casqueiro, como era previsto, não será prático e trará insegurança.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O caminhoneiro Mauri Antunes de Souza, de 56 anos, explica que os trabalhadores foram para a porta da prefeitura na madrugada de segunda (21) e desde então aguardam novas soluções para a insatisfação.


Ainda segundo Souza, na época da prefeita Marcia Rosa, foi regulamentado que os caminhoneiros estacionassem os veículos dentro dos bolsões. Para a mudança, foi sugerido que os motoristas estacionassem os veículos em um terreno no Casqueiro, o que segundo eles não é viável, já que fica longe das residências e não é uma medida definitiva.


Eles também temem furtos de combustíveis nos caminhões, por exemplo, já que os caminhões ficarão longe das residências. Diante da situação, os caminhoneiros avaliam uma paralisação. "Se não houver isso (uma solução), a paralisação ocorrerá sim, mas isso só será feito se não for resolvido no diálogo", diz Nicolas da Silva, diretor do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens da Baixada Santista, Sindicam.


Parentes e amigos dos caminhoneiros também discordam sobre as novas medidas. A autônoma Deyviane Lima, de 28 anos, reforça que eles foram avisados que o estacionamento do Casqueiro ainda é uma medida provisória.


"Nós familiares e amigos de caminhoneiros só queremos os veículos próximos aos donos, nada além disso. Aqui não prejudica os moradores e fica muito melhor pra locomoção dos motoristas".


   Caminhoneiros aguardam uma solução na porta da prefeitura
Caminhoneiros aguardam uma solução na porta da prefeitura   Foto: Deyviane Lima/Divulgação

Em nota, a Companhia Municipal de Trânsito esclarece que já havia informado os 38 proprietários de caminhões e ônibus que possuíam licença para estacionar seus veículos de grande porte em ruas do Bolsões Sete, Oito e Nove, sobre a revogação dessa autorização.


Frisa que o diálogo junto a esses trabalhadores vem acontecendo constantemente. Além de serem previamente comunicados sobre a suspensão dessa autorização, os motoristas também foram informados sobre o novo espaço disponibilizado pela Prefeitura para o estacionamento desses veículos: no fim da Rua Olívia de Jesus Peralta, no Jardim Casqueiro.


A CMT enfatiza que, anteriormente, a Administração Municipal de Cubatão já havia ofertado estacionamento gratuito para estes mesmos veículos no pátio municipal situado na Av. Plínio de Queiroz. Destaca, ainda, que a cidade é uma das únicas da Região a oferecer estacionamento gratuito de caminhões para os munícipes, com toda segurança e equipamentos de apoio.


A Prefeitura de Cubatão informa que as 38 licenças de estacionamento pertencentes a proprietários de caminhões, ônibus e veículos de grande porte dos Bolsões foram revogadas na semana passada, conforme portaria publicada na edição 745 do Diário Oficial Eletrônico de 16 de abril.


O motivo, ainda segundo a prefeitura, são os impactos negativos causados pela constante movimentação de veículos pesados nas ruas e avenidas dos bairros completamente residenciais, problemas esses denunciados por vários munícipes ao longo do tempo.


Logo A Tribuna