Caminhões bombeiros vão combater incêndios em unidades de conservação

São 15 veículos que vão atuar nos parques nacionais ainda em 2021

Por: Agência Brasil  -  18/08/21  -  23:15
 A estratégia envolve cerca de 6 mil profissionais
A estratégia envolve cerca de 6 mil profissionais   Foto: Divulgação/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente recebeu nesta quarta-feira (18), o primeiro de quinze caminhões bombeiros que serão usados para o combate a incêndios em parques nacionais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ao todo, foram investidos R$ 18 milhões na compra dos veículos. Os caminhões têm capacidade para 7 mil litros e são equipados com tração 4x4, mangotes laterais e bomba extra para operar mata adentro, com possibilidade de extensão da mangueira, além de esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada, permitindo uma distância segura do fogo e a integridade física dos brigadistas.


No fim de julho o governo lançou o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, iniciativa conjunta do MMA, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Desenvolvimento Regional. A estratégia envolve cerca de 6 mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de tais ocorrências.


Logo A Tribuna