Bruno Covas sai da intubação mas permanece na UTI

Prefeito licenciado de São Paulo segue em observação

Por: Do Estadão Conteúdo  -  04/05/21  -  08:24
   Prefeito licenciado de São Paulo segue em observação
Prefeito licenciado de São Paulo segue em observação   Foto: Governo do Estado de SP

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, na Capital, onde foi intubado após exames detectarem uma hemorragia na cárdia. Ele já foi extubado, mas segue em observação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Covas enfrenta desde outubro de 2019 um câncer metastático que atinge órgãos do sistema digestivo e, no mês passado, chegou aos ossos. O primeiro tumor havia sido detectado justamente na cárdia, válvula próxima ao coração, entre o esôfago e o estômago.


Covas decidiu se afastar da Prefeitura no domingo pelo período de um mês para se dedicar ao tratamento. Ele foi internado em seguida, após conversar com os médicos e relatar fraqueza, além de dor. O vice-prefeito Ricardo Nunes, já assumiu o cargo de forma interina. “Covas confia em mim”, disse ele.


Segundo o oncologista Tulio Pfiffer, da equipe que acompanha o prefeito, o sangramento foi identificado durante uma endoscopia solicitada para pesquisar a origem de uma anemia que tem contribuído para Covas sentir-se fraco.


O prefeito já havia sido sedado e intubado antes de ser submetido ao exame. Segundo o especialista, esse é o processo rotineiro para que as vias aéreas sejam protegidas em casos do tipo.


Após ser tratado com medidas para estancar o sangramento, Covas foi encaminhado à UTI ainda intubado. “Ele foi transferido por zelo e para ser avaliado de perto”, disse Pfiffer. “A sedação será tirada de forma gradativa até ele acordar e conforme o quadro evoluir”. O procedimento de extubação ocorreu antes do fim da tarde, após os médicos atestarem a estabilidade do quadro.


gabinete


Na Prefeitura, o clima é de tristeza. Apesar de considerado bastante fechado, Covas é querido entre os funcionários do gabinete. Ainda não se sabe quanto tempo ele ficará afastado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna