Após 'fritura' nas redes sociais, Regina Duarte deixa Secretaria Especial de Cultura

Decisão foi tomada pela atriz depois de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/05/20  -  15:13
Atualizado em 20/05/20 - 15:14
Presidente lamenta ausência de Regina Duarte em Brasília
Presidente lamenta ausência de Regina Duarte em Brasília   Foto: Carolina Antunes/PR

Dois meses após assumir a Secretaria Especial de Cultura, Regina Duarte entregou, na manhã desta quarta-feira (20), o cargo. A decisão de abandonar a equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi tomada após reunião no Palácio da Alvorada. A atriz assume, nos próximos dias, a direção da Cinemateca em São Paulo (órgão com o acervo da filmografia do País).


O encontro em que Regina Duarte pediu renúncia da secretaria ocorreu depois de o ex-capitão do Exército compartilhar nas redes sociais um vídeo em que o ator Mário Frias comenta sobre assumir o cargo ocupado até então pela ‘namoradinha do Brasil’.  


O presidente se encontrou com o ator na terça-feira (9), durante um almoço com empresários do mundo do futebol ocorrido no Planalto. O compromisso não estava previsto na agenda pública de Bolsonaro.  



No vídeo publicado nesta terça-feira pelo presidente, que se trata de um trecho de uma entrevista de Frias para um programa da emissora CNN Brasil exibido no dia 6 de maio, o ator diz que torce por Regina Duarte, mas que está à disposição do presidente "Para o Jair, o que ele precisar estou aqui", afirma o ator. 


Na gravação, publicada com cortes, Mário Frias defende o presidente e diz que Bolsonaro é "preocupado com o povo" e "defende os Três Poderes". No mesmo dia da divulgação da entrevista de Frias, Bolsonaro havia tido uma reunião com Regina Duarte depois de se mostrar insatisfeito publicamente com a atuação da secretária. Nessa data, Regina levou sua equipe ao Planalto e apresentou projetos para Bolsonaro. 


Novo cargo


Pelas redes sociais, Bolsonaro e Regina Duarte divulgaram um vídeo com o motivo da mudança de cargo. Segundo o presidente, a atriz teria reclamado da carga de trabalho e relatado falta de estar próximo de sua família. Ela será transferida para a Cinemateca em São Paulo, órgão que funciona próximo à residência da ex-global.


"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", afirmou Bolsonaro.


* Com informações do Estadão Conteúdo


Logo A Tribuna