Advogada revela que rival de Putin foi vítima de envenenamento na Rússia

Alexei Navalni foi preso por convocar uma manifestação.

Por: France Presse  -  30/07/19  -  18:23
Atualizado em 30/07/19 - 18:30
Opositor de Vladimir Putin foi levado às pressas da prisão para um hospital no domingo
Opositor de Vladimir Putin foi levado às pressas da prisão para um hospital no domingo   Foto: Mladen Antonov/France Presse

O líder opositor russo Alexei Navalni, transferido da prisão para o hospital no domingo (28), foi vítima de envenenamento, denunciou nesta segunda-feira (29) sua advogada, em um contexto de protestos reprimidos pelas autoridades russas.


“Trata-se claramente de um envenenamento, com uma substância química desconhecida”, disse Olga Mikhaïlova em frente ao hospital onde Navalni foi internado.


Pouco depois, sua médica particular, Anastasia Vassilieva, afirmou que o opositor foi enviado de volta para a prisão, “apesar de não estar totalmente restabelecido”. Segundo a médica, ele pode ter sido vítima de um “agente tóxico”.


A saúde do opositor ao presidente Vladimir Putin se deteriorou um dia depois que cerca de 1.400 pessoas foram presas em uma manifestação não autorizada em Moscou, o maior número de detenções registradas em uma concentração pró-democracia nos últimos anos.


Alexei Navalni, de 43 anos, foi preso na quarta-feira (24) e condenado a 30 dias de prisão por convocar a manifestação do sábado (27), depois que as autoridades excluíram as candidaturas independentes para as eleições locais de 8 de setembro.


No domingo (28), Navalni foi levado às pressas da prisão para um hospital após uma forte reação alérgica. 


Logo A Tribuna