TV Tribuna, que completa 30 anos, é marco para o mercado publicitário na Baixada Santista

Antes do lançamento, agências locais não costumavam produzir conteúdo para televisão

Por: Redação  -  01/02/22  -  13:41
Antes da TV Tribuna, não era costume produzir conteúdos para serem exibidos em televisão
Antes da TV Tribuna, não era costume produzir conteúdos para serem exibidos em televisão   Foto: Pixabay

O surgimento da TV Tribuna foi um grande marco para o mercado publicitário da Baixada Santista. No período que antecedeu seu lançamento, as agências locais não tinham o costume de produzir conteúdos para serem exibidos neste tipo de mídia, mas tudo mudou a partir da sua consolidação.


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De acordo com o publicitário Fernando Montanha, que esteve à frente da Fenômeno Propaganda por quase três décadas, o estabelecimento da TV Tribuna é considerado um divisor de águas para os profissionais da região.


“A TV trouxe a profissionalização e isso foi benéfico para o mercado. Fomos a primeira agência regional a conquistar o prêmio no Profissionais do Ano. Com isso, a autoestima por aqui cresceu bastante.”


Ele destaca que, apesar da mudança de patamar em termos de exposição, a região sempre contou com ótimos profissionais, mas a publicidade enfrentava limitações para exposição em diferentes tipos de mídia.


Outro profissional que sentiu impacto direto pela mudança no cenário do ramo no litoral de São Paulo é o também publicitário Renê de Moura, da agência DSPA.


“Entrei no mercado mais ou menos na época que a TV Tribuna começou. Foi justamente o momento que as agências estavam começando a descobrir a televisão, algo que até então era um negócio impossível. Acredito que dei sorte, pois abriu um mercado muito grande, afinal, significava mais visibilidade para o cliente, que colocava o produto na televisão.”


Magia da TV
Moura afirma também que a mídia em questão tem o poder de atrair o público de diferentes maneiras. “Quando você quer contar uma história, a televisão encanta um pouco mais”.


Por sua vez, ainda dentro da fascinação do telespectador pela televisão, Raphael da Costa Guedes, da agência Samba, comenta que o cliente se assustava quando era informado sobre a possibilidade de anunciar seu produto no intervalo de um grande programa produzido pela Rede Globo - por meio do sinal transmitido pela TV Tribuna.


“Comercialmente falando, a gente comentava sobre comprar um comercial durante o programa da Ana Maria Braga, por exemplo, por R$ 300,00 (na época). Era um negócio surreal”.


Futuro
Guedes aponta também que a TV Tribuna “mudou a história da região” e que, pensando no futuro, a televisão, como mídia, sempre será protagonista. “Nunca perdeu e jamais perderá seu crédito. Ela é democrática e (para emissoras de sinal aberto) gratuita”, finaliza.


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