Santos volta a vencer, diminui a pressão e sobe para o oitavo lugar no Brasileiro

Com um gol de Lucas Barbosa, Alvinegro consegue vitória fundamental para fugir da parte de baixo da tabela

Por: Bruno Lima  -  10/07/22  -  20:09
Atualizado em 11/07/22 - 09:23
Lucas Barbosa saiu do banco de reservas para decretar a vitória do Peixe na etapa final
Lucas Barbosa saiu do banco de reservas para decretar a vitória do Peixe na etapa final   Foto: Divulgação/Flickr Santos

O Santos voltou a vencer. No primeiro jogo após a eliminação na Copa Sul-Americana e a queda do técnico Fabián Bustos, o Peixe, sob o comando do interino Marcelo Fernandes, reencontrou o caminho das vitórias e derrotou o Atlético-GO na Vila Belmiro, por 1 a 0, neste domingo (10), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com o resultado, o Alvinegro ameniza a crise que se instalou no clube, chega aos 22 pontos e sobe para a 8ª colocação da competição. O gol da partida foi marcado por Lucas Barbosa, no segundo tempo.


Demonstrando disposição, o Santos fez um bom início de primeiro tempo. À procura do primeiro gol para amenizar a pressão vinda das arquibancadas, o Peixe esboçou uma pressão à defesa do Atlético-GO e criou oportunidades para abrir o placar.


A primeira delas surgiu aos 15 minutos, quando Rodrigo Fernández roubou a bola pelo lado direito do campo de ataque e cruzou na área. Marcos Leonardo, com espaço, cabeceou, mas acertou a marcação, que desviou para a linha de fundo. Depois disso, Léo Baptistão, também pelo lado direito do ataque, arriscou duas finalizações que exigiram boas defesas do goleiro Ronaldo.


O Atlético-GO, por sua vez, tentava explorar os contra-ataques e chegou a testar o goleiro João Paulo com uma perigosa finalização de fora da área. A melhor chance da primeira etapa, contudo, foi alvinegra. Aos 42, Lucas Braga partiu em velocidade pelo lado esquerdo do ataque, se livrou da marcação com uma jogada individual e finalizou rasteiro. O atacante santista venceu o goleiro adversário, mas viu Jeferson, quase em cima da linha, impedir o gol.


A resposta do rubro-negro goiano veio já nos acréscimos. O goleiro Ronaldo fez um lindo lançamento e encontrou Ayrton. O atacante se livrou na corrida de Felipe Jonatan e chutou cruzado, mas João Paulo mandou para escanteio.


Mudanças

No intervalo, Marcelo Fernandes sacou Zanocelo, com cartão amarelo, e colocou Camacho em campo. O Atlético-GO, no entanto, voltou melhor para o segundo tempo. E, muito à vontade em campo, quase abriu o placar aos 13 minutos com Jorginho, de cabeça.


Na tentativa de mudar o cenário, o técnico interino do Peixe fez mais duas mudanças: saíram Carlos Sánchez e Léo Baptistão para as entradas de Bruno Oliveira e Lucas Barbosa.


As mudanças não tornaram o Santos mais ofensivo. O Atlético-GO continuou jogando com inteligência e raramente sofrendo defensivamente. Isso, gradativamente, foi irritando o torcedor.


Quando a impaciência nas arquibancadas começava a crescer, a estrela de Marcelo Fernandes brilhou e o Santos, aos 31 minutos, chegou ao gol. Após cobrança de escanteio na área, Lucas Barbosa ficou com a sobra de uma bola aérea e finalizou de perna direita para o fundo das redes. 1 a 0 Peixe.


Em desvantagem, o Atlético-GO adiantou ainda mais as suas linhas. E, aos 36 minutos, Jeferson emendou uma bomba no ângulo, que João Paulo, com estilo, mandou para escanteio.


Satisfeito com a vitória parcial, o Santos organizou as suas linhas defensivas e segurou o triunfo.


Agora, o Alvinegro foca o seu pensamento na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (13), o Santos recebe o Corinthians, pelo duelo de volta das oitavas de final. A missão é difícil, pois no jogo de ida o Peixe foi goleado por 4 a 0. Com isso, precisa vencer por quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou cinco para avançar direto. Qualquer empate dá a vaga ao arquirrival,


Logo A Tribuna