Santos vence o Corinthians na Vila, mas dá adeus à Copa do Brasil

Peixe bateu o Timão por 1 a 0 e não segue na competição nacional

Por: Bruno Lima  -  13/07/22  -  23:30
Atualizado em 13/07/22 - 23:33
Santos vence, mas se despede da Copa do Brasil
Santos vence, mas se despede da Copa do Brasil   Foto: Matheus Tagé / AT

O Santos está eliminado da Copa do Brasil. Apesar de vencer o Corinthians, na noite desta quarta-feira (13), na Vila Belmiro, por 1 a 0, o Peixe se despediu da competição. Como foi derrotado no confronto de ida, na Neo Química Arena, por 4 a 0, o resultado em casa de nada adiantou. O gol da partida foi marcado por Marcos Leonardo, de pênalti, no segundo tempo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios


Com isso, a partir de agora o Santos se vê envolvido somente na disputa do Campeonato Brasileiro, pois na semana passada já havia sido eliminado da Copa Sul-Americana para o Deportivo Táchira, da Venezuela, também na Vila.


Mesmo precisando ir ao ataque e balançar as redes logo no início para incendiar o jogo, a atuação do Santos no primeiro tempo foi muito fraca. Sem criatividade no meio-campo, o Peixe, diante de um Corinthians totalmente recuado, tentava surpreender a defesa rival por meio de jogadas pelos lados do campo com Ângelo e Lucas Braga.


Isso, no entanto, não surtiu qualquer resultado. A melhor oportunidade santista na primeira etapa foi depois de uma cobrança de escanteio na área, aos 27 minutos, que Marcos Leonardo ganhou no alto e cabeceou com estilo, mas Cássio, atento, espalmou.


Com pouco trabalho defensivo, o Corinthians só pisava no campo de ataque quando se via em condições de armar um contra-ataque. E justamente assim, aos 34, o Timão, quase abriu o placar com Róger Guedes.


Diante da incapacidade ofensiva do time, Marcelo Fernandes aproveitou o intervalo para promover mudanças. Carlos Sánchez e Bruno Oliveira entraram nos lugares de Camacho e Léo Baptistão, respectivamente. Vitor Pereira também mexeu. Gustavo Mosquito substituiu Giuliano.


Com as alterações, o Santos continuou insistindo nas jogadas pelos lados, mas passou a usar a faixa central do campo. Nada, no entanto, que resultasse em problemas para Cássio.


As primeiras chances claras, aliás, da segunda etapa, foram corintianas. A primeira com Gil, que foi lançado nas costas da defesa do Santos após uma cobrança de escanteio, aos 12 minutos, e chutou rente à trave. Posteriormente, aos 17, Giovane saiu cara a cara com João Paulo, mas finalizou pela linha de fundo.


Marcelo Fernandes, então, recorreu novamente ao banco de reservas: saíram Madson e Ângelo para as entradas de Wesley Patati e Lucas Barbosa.


Aos 20 minutos, o Santos achou o seu gol. Marcos Leonardo foi derrubado dentro da área por Cássio e o árbitro assinalou pênalti, que o próprio centroavante cobrou e estufou as redes.


O gol animou os donos da casa e a torcida, Porém, sem desespero, o Corinthians tranquilizou o jogo, que ficou parado por alguns minutos em razão de sinalizadores acessos nas arquibancadas. No reinício, já entregue, o Santos voltou a cruzar bola insistentemente na área sem sucesso.


O Santos agora volta a campo no sábado (16) para encarar o Avaí, na Ressacada, enquanto o Corinthians recebe o Fluminense, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.


Logo A Tribuna