Santos empata com o Cuiabá, termina em 10º e vai à Sul-Americana

Peixe ficou no 1 a 1 na Vila, e encerra a participação no Brasileirão com 50 pontos

Por: Redação  -  09/12/21  -  23:43
Atualizado em 10/12/21 - 00:52
Santos terminou na 10ª colocação, com 50 pontos
Santos terminou na 10ª colocação, com 50 pontos   Foto: Divulgação

O Santos encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro sem brilho. Com uma atuação ruim, o Peixe apenas empatou com o Cuiabá, na noite desta quinta-feira (9), por 1 a 1, na Vila Belmiro, e conheceu o seu 14º empate na competição. Assim, o Alvinegro não conseguiu se classificar para a fase preliminar da Copa Libertadores.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os comandados de Fábio Carille terminaram o Brasileirão na 10ª colocação, com 50 pontos, e terão que se conformar com a disputa da Copa Sul-Americana.


Os gols da partida foram marcados por Marllon e Lucas Braga.


Livre de qualquer risco de rebaixamento, o Santos foi a campo sem o atacante Marcos Leonardo, autor dos últimos quatro gols do time no campeonato, por conta do terceiro cartão amarelo. A missão de balançar as redes ficou sob responsabilidade de Léo Baptistão, de volta ao time após se recuperar de lesão.


O camisa 9, porém, não estava em uma noite inspirada. Mas ele não era o único. Apesar de ter mais posse de bola (61% x 39%), o Santos foi muito pouco efetivo na primeira etapa. Quando realmente tentou abrir o placar, viu o goleiro Walter fazer intervenções seguras.


Ainda ameaçado de queda, o Cuiabá foi cirúrgico. Bem posicionado na defesa, a equipe do Mato Grosso pouco se expôs, mas abriu o placar, aos 16 minutos, após uma cobrança de escanteio na pequena área, que Marllon tratou de colocar a bola no fundo das redes santistas.


Após o intervalo, o panorama da partida seguiu o mesmo: o Santos no campo de ataque e o Cuiabá se dedicando na defesa com raras idas à área do Peixe.


Sem ver o Peixe transformar o seu domínio de jogo em gols, Carille sacou Robson Reis, Ângelo e Léo Baptistão, de uma vez só, para promover as entradas de Danilo Boza, Moraes e Gabriel Pirani, respectivamente.


As mudanças não resultaram em melhora técnica, mas levaram o Santos ao empate. Marinho arriscou de fora da área, o chute foi travado e a bola sobrou para Lucas Braga, que, na saída de Walter, deixou tudo igual.


Incentivado pelos mais de 12 mil torcedores presentes na Vila, o Alvinegro tentou, na base da vontade, encontrar o gol da vitória, mas, na melhor oportunidade, já aos 44 minutos do segundo tempo, parou no peito de Paulão, que em cima da linha evitou a virada alvinegra.


Carlos Sánchez também entrou no lugar de Marinho, mas pouco acrescentou.


Com o término do Brasileirão, o elenco alvinegro entra em período de férias a partir desta sexta-feira (10) e se reapresenta em 9 de janeiro para o início da pré-temporada visando o Campeonato Paulista. A estreia será diante da Inter de Limeira, dia 26, em Limeira.


Logo A Tribuna