Santos é, disparado, o clube brasileiro que mais usou jogadores da base nos últimos 5 anos

Pesquisa aponta que Peixe lidera ranking com 39,6% de minutos jogados por atletas em formação no time profissional

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/02/20  -  15:17
Atacante Tailson teve sua primeira chance no time principal santista em 2019
Atacante Tailson teve sua primeira chance no time principal santista em 2019   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Clube que tradicionalmente revela jovens ao mundo do futebol, o Santos é, disparado, o time que mais utilizou jogadores das categorias de base nos últimos cinco anos. Segundo pesquisa da Pluri Consultoria, divulgada nesta semana, o Peixe lidera o ranking de porcentagem de minutos jogados por atletas em formação no time profissional, com 39,6%.


O estudo aponta que 2019 foi o "pior" dos últimos cinco anos em termos de oportunidades para Meninos da Vila. Sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli, o Santos deu minutos a Kaio Jorge, Yuri Alberto, Sandry e Tailson, mas não muitos.


O ano mais frutífero para a base alvinegra foi 2016, temporada em que a equipe foi dirigida por Dorival Júnior. Na ocasião, o Santos tinha 12 "pratas da casa" no elenco.


A classificação leva em conta todas as competições disputadas por equipes principais entre 2015 e 2019. De acordo com a apuração, os defensores são os jogadores de base mais usados em campo pelos clubes, com 38%. Na sequência, vêm os meias, com 33%. Atacantes são os terceiros na distribuição da utilização por posição, com 19%. Já os goleiros são os que menos têm chances: 9%.


No Peixe, a situação por posições é um pouco diferente. Os meias foram o que tiveram mais tempo nos gramados (40%), seguidos dos defensores (38%), atacantes (19%), e, por fim, goleiros (3%).


No ranking, o Athletico Paranaense figura em segundo lugar, com 33,8% de utilização. Em seguida vem o Fluminense (29,4%). O Coritiba aparece em quarto (27,1%) e o Goiás, em quinto (25,7%).


Entre os demais clubes paulistas, o São Paulo é o segundo que mais "confia" em suas promessas, mas fica em nono lugar na lista, com 23% de utilização da base. O Corinthians, maior vencedor da Copa São Paulo, é o 11º, com 20%. Enquanto isso, o Palmeiras, que tem sucesso até mesmo internacional com seus times de categorias inferiores, fica em 20º lugar, com somente 6,3%.


Ranking completo de utilização por parte dos clubes brasileiros de jogadores da base no time principal
Ranking completo de utilização por parte dos clubes brasileiros de jogadores da base no time principal   Foto: Reprodução/Pluri Consultoria

Logo A Tribuna