Santos cria padrão criterioso para descobrir talentos na base

Clube está decidido a melhorar a captação de atletas mais jovens

Por: Bruno Lima  -  14/07/21  -  07:53
  O Santos irá colocar o departamento Jurídico para entender tudo o que diz respeito à gestão de carreira da promessa
O Santos irá colocar o departamento Jurídico para entender tudo o que diz respeito à gestão de carreira da promessa   Foto: Divulgação/Santos FC

Decidido a melhorar a captação de atletas das categorias de base, o departamento de Futebol do Santos desenvolve um Manual de Procedimentos rigoroso, que terá que ser obedecido por profissionais de diferentes áreas do clube. Quando concluído, esse manual será apresentado e votado pelos membros do Conselho Deliberativo. Se aprovado, passará a ser norma na Vila Belmiro, pois será anexado ao regimento interno do Comitê de Gestão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desta forma, os atuais e futuros gestores do clube só poderão colocar jogadores nas categorias de base dos times masculino e feminino do Santos após o aval de observadores, treinadores, psicólogo, fisiologista, assistente social e pedagogo.


Nesse processo, o Santos irá colocar o departamento Jurídico para entender tudo o que diz respeito à gestão de carreira da promessa, para sempre ter todo ou quase todo o percentual dos direitos do jogadores.


Caso os conselheiros aprovem o Manual de Procedimentos, as próximas gestões poderão promover mudanças, mas sempre com a anuência do Conselho Deliberativo.


Nessa reformulação, o presidente Andres Rueda já determinou aos profissionais das categorias de base que o Santos não pode mais perder bons jogadores da Baixada Santista para clubes brasileiros.


Avaliações


Ainda dentro desse novo modelo de captação, o departamento de Futebol do Santos já traçou a forma como serão realizadas as avaliações dos jovens.


Os meninos e as meninas que forem indicados ao clube, mas ainda não tiverem histórico em outros clubes, serão avaliados por quatro dias de treinamento.


Nesse período, serão feitos dois treinos formais, um coletivo com outros atletas indicados e um coletivo com aqueles que já compõem a categoria da idade do candidato. Tudo sob os olhares de seis observadores, que farão avaliações individuais.


Os aprovados serão encaminhados para mais quatro dias de treinamentos com os atletas que já compõem as categorias de base e serão avaliados nos aspectos físicos, mental, tático e técnico.


Os jogadores e jogadoras que vierem para o Santos por se destacarem em outros clubes entrarão já na fase de avaliação com o elenco da categoria correspondente à sua idade e também serão analisados física, mental, tática e tecnicamente.


Logo A Tribuna