Santos confirma presença de Bolsonaro na Vila e garante que "protocolos de saúde" serão seguidos

Para entrar nos estádios paulistas é necessária a comprovação vacinal, de acordo com protocolo do Governo de São Paulo

Por: Régis Querino  -  16/04/22  -  20:18
Atualizado em 16/04/22 - 21:17
Jair Bolsonaro assistiu ao clássico San-São na Vila, em 2019
Jair Bolsonaro assistiu ao clássico San-São na Vila, em 2019   Foto: Carlos Nogueira/AT

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (16), em Guarujá, que estará na Vila Belmiro neste domingo (17), às 11 horas, para assistir ao jogo entre Santos e Coritiba, pela segunda rodada do Brasileirão. A entrada do mandatário no estádio, no entanto, dependeria da comprovação do esquema vacinal, exigido de acordo com o protocolo sanitário estipulado pelo Governo de São Paulo. Procurado por A Tribuna, o Santos confirmou que a comitiva presidencial terá “20 convidados e seguirão os protocolos de saúde”.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para entrar nos estádios paulistas, segundo a determinação do Estado, é necessária a comprovação das duas doses da vacina ou da dose única. Bolsonaro nunca confirmou se tomou a vacina contra a covid-19 e o Palácio do Planalto decretou sigilo de 100 anos em sua carteira de vacinação.


Em 10 de outubro de 2021, quando passava o feriado de Nossa Senhora Aparecida em Guarujá, Bolsonaro anunciou a intenção de ir à Vila Belmiro assistir ao jogo entre Santos e Grêmio, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao tomar conhecimento do protocolo sanitário, recuou. E reclamou em suas redes sociais.


“Por que cartão? Passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos agora e me falaram que tem que estar vacinado. Por que isso?”, disse ele na ocasião, aos apoiadores que estavam no local. “Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou a vacina”, afirmou.


Documentação sanitária covid-19

Em seu site, o Santos divulga as medidas estipuladas pelo Governo do Estado, que devem ser cumpridas por qualquer pessoa que vá aos jogos na Vila Belmiro: apresentar o comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. Ou, caso tenha somente a primeira dose da vacina, o torcedor deverá apresentar o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.


Ainda de acordo com o clube, “os torcedores que não apresentarem a documentação e/ou se recusarem, antes ou durante o jogo, de cumprir as medidas estabelecidas, não serão admitidos no estádio e/ou serão retirados”.


A Tribuna questionou o Santos se o presidente e os integrantes de sua comitiva serão obrigados a apresentar a documentação sanitária covid-19 exigida de todos os torcedores ou pessoas que vão à Vila Belmiro assistir aos jogos. Em resposta, o clube limitou-se a dizer que “o Santos segue os protocolos, a presidência da República também”.


A Tribuna também procurou a assessoria da Presidência da República para confirmar se Jair Bolsonaro e seus convidados cumprirão as exigências sanitárias para ter acesso ao estádio, mas não obteve resposta.


Logo A Tribuna