Rwan marca nos acréscimos e Santos vence a Universidad Católica na altitude de Quito

Peixe assume a vice-liderança do Grupo C na Copa Sul-Americana e depende apenas de si

Por: Bruno Lima  -  05/05/22  -  23:29
Lucas Barbosa iniciou o confronto como titular, mas acabou sacado no intervalo
Lucas Barbosa iniciou o confronto como titular, mas acabou sacado no intervalo   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Apesar de uma atuação muito pouca inspirada, o Santos venceu a Universidad Católica, por 1 a 0, nos 2.850 metros de altitude de Quito, na noite desta quinta-feira (5), pela Copa Sul-Americana. O gol da vitória do Peixe foi marcado pelo jovem Rwan, aos 46 minutos do segundo tempo. Foi a primeira vez que o Alvinegro venceu fora da casa sob o comando de Fabián Bustos.


Com o resultado, os comandados do treinador argentino assumem a vice-liderança do Grupo C, com sete pontos, atrás apenas da Unión La Calera, do Chile, que derrotou o Banfield, da Argentina, por 1 a 0, em Buenos Aires, e foi aos 8 pontos.


Diante dos resultados, o Santos depende apenas de si para chegar às oitavas de final da competição. Para isso, precisa pontuar diante das equipes chilena e argentina, na Vila Belmiro, nas duas últimas rodadas da fase de grupos.


Recheado de reservas, o Santos entrou em campo com o intuito de não perder. A equipe se manteve organizada no campo defensivo e praticamente não sofreu. As melhores chegada ao ataque da Universidad Católica foram construídas pelo lado esquerdo do ataque. No entanto, apenas uma cabeçada de Facundo Martínez realmente assustou o goleiro John.


Em termos ofensivos, o Santos foi inoperante. Talvez por conta dos 2.850 metros de altitude de Quito, o Peixe só esboçou jogadas ofensivas por meio de contra-ataques, que foram raros. Prova disso é que o Alvinegro encerrou o primeiro tempo sem exigir do goleiro equatoriano.


Após o intervalo, Bustos voltou com Lucas Braga no lugar de Lucas Barbosa, que não teve uma boa atuação. Além disso, aproveitou para renovar o fôlego do ataque.


O panorama do confronto seguiu o mesmo. Os equatorianos, sem qualquer inspiração, tentavam criar dificuldades aos santistas, mas sem sucesso.


Ao perceber que mesmo na altitude era possível vencer, Bustos tentou novas mudanças. Sacou Gabriel Pirani e Angulo e colocou Marcos Leonardo e Rwan no jogo. Com isso, o Peixe avançou ligeiramente as suas linhas de marcações.


Posteriormente, foi a vez de William Maranhão sair para a entrada de Lucas Pires. O jovem lateral-esquerdo, no entanto, foi improvisado no meio-campo. E foi justamente ele que iniciou, já nos acréscimos, a jogada que terminou no gol da vitória, marcado por Rwan, com uma finalização firme no canto do goleiro adversário.


Em desvantagem no placar, a Universidad Católica quase chegou ao empate no última lance da partida, mas Eduardo Bauermann salvou em cima da linha.


Agora o Santos volta a pensar no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (8), às 18 horas, o Peixe recebe o Cuiabá, na Vila Belmiro, pela 5ª rodada da competição, na qual o time ocupa a sexta colocação com sete pontos conquistados.


Logo A Tribuna