Principal reforço do ano, Ricardo Goulart completa 100 dias sem marcar um gol pelo Santos

Em má fase, o camisa 10 não atuou em nenhum dos últimos três jogos do Peixe

Por: Bruno Lima  -  27/06/22  -  07:00
Ricardo Goulart tem quatro gols em 28 jogos pelo Santos na temporada
Ricardo Goulart tem quatro gols em 28 jogos pelo Santos na temporada   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Em dificuldades financeiras, a diretoria e o Departamento de Futebol do Santos iniciaram a temporada com um mantra: reduzir ao máximo os erros nas contratações. Apesar disso, algumas escolhas têm se mostrado caros equívocos. E um deles atende pelo nome de Ricardo Goulart. Contratado para ser a liderança técnica do time nesse processo de reconstrução, o meia-atacante assinou dois anos de contrato, recebeu a camisa 10 e o maior salário do elenco, mas hoje completa 100 dias sem marcar pelo Peixe.


A última vez que o jogador naturalizado chinês balançou as redes adversárias foi em 19 de março, quando o Santos venceu o Água Santa por 3 a 2, na Vila Belmiro, e assegurou a permanência na elite do Campeonato Paulista. Depois disso, foram 17 atuações - todas em branco. Sem conseguir corresponder tecnicamente, Goulart começou a perder espaço. Foram 11 jogos como titular e seis saindo do banco de reservas. Fora os outros seis compromissos que o meia-atacante não foi utilizado.


O atual momento, aliás, é pior de Goulart desde que foi anunciado pelo Santos. O jogador não foi utilizado em nenhum minuto dos últimos três compromissos da equipe – empates com Red Bull Bragantino e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, e derrota para o mesmo Corinthians, na Copa do Brasil -, mesmo estando à disposição da comissão técnica.


Ao todo, Goulart tem 28 jogos com a camisa alvinegra e quatro gols marcados, sendo três no Paulistão e um na Copa do Brasil. Substituto de Fabián Bustos, que cumpriu suspensão no empate por 0 a 0 com o Corinthians, no último sábado (25), na Neo Química Arena, o auxiliar Lucas Ochandorena saiu em defesa do camisa 10 e elogiou a dedicação do atleta nos treinamentos.


“O Ricardo é um jogador muito importante para o grupo. Um profissional 100%, que se dedica muito estando dentro ou fora de campo. Ele não foi utilizado nos últimos jogos simplesmente por condições táticas que adotamos de acordo com as partidas. Mas precisamos ressaltar que Ricardo é um profissional 100%, muito importante para o grupo. Seguramente que, quando jogar, o fará da melhor maneira”.


Segundo maior salário


O camisa 10, entretanto, não pode ser considerado a única decepção do elenco. Contratado pelo Peixe após rescindir o vínculo com o Cruz Azul, do México, o centroavante Bryan Angulo chegou a pedido do técnico Bustos e pensando em convocação para representar o Equador na Copa do Mundo do Catar, que será disputada em novembro e dezembro deste ano.


Bryan Angulo chegou ao Santos sonhando com a Copa do Mundo, mas não tem se destacado
Bryan Angulo chegou ao Santos sonhando com a Copa do Mundo, mas não tem se destacado   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Porém, apesar de ser o dono do segundo maior salário do elenco, se depender do que tem feito no Santos, esse chamado dificilmente virá. Assim como Goulart, Angulo, que perdeu ótimas oportunidades de gols contra Ceará e Atlético-MG, não foi utilizado em nenhum dos três últimos jogos mesmo estando no banco de reservas. O centroavante tem 18 jogos e três gols no clube, e viu Marcos Leonardo tomar conta de titularidade sem muita dificuldades.


E isso não deve mudar tão cedo. Resta ao equatoriano torcer por uma oportunidade no confronto de quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Deportivo Táchira, em San Cristobal, na Venezuela, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, para mostrar alguma evolução e recuperar o espaço gradativamente.


Logo A Tribuna