Peixe encara o Goiás de olho no pelotão de frente no Brasileirão

Com 17 pontos, em nono lugar no nacional, o Santos encara o último colocado do torneio, com 9 pontos.

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/10/20  -  13:02
Marinho, atacante do Santos, participará da partida
Marinho, atacante do Santos, participará da partida   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Após garantir a classificação à fase de mata mata da Libertadores, o Santos tenta encostar, neste domingo (4), no pelotão de frente do Brasileirão. Fora de casa, o Santos enfrenta o Goiás, às 18h15.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços


Com 17 pontos, em nono lugar, o Peixe encara o último colocado do torneio nacional, com 9 pontos. Para subir na tabela, a equipe terá que encerrar uma sequência de empates na competição nacional. São três compromissos seguidos (São Paulo, Botafogo e Fortaleza) que o time comandado por Cuca manteve igualdades no placar.


Para o confronto deste domingo, Cuca não vai contar o meia uruguaio Carlos Sánchez, uma das principais peças do elenco. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na vitória por 3 a 2 sobre o Olimpia, em Assunção,na quinta-feira (1), pela Libertadores. Ele desfalcará a equipe santista entre seis e oito meses.


Além de Sanchez, o atacante Raniel apresentou uma trombose venosa profunda na perna direita e não joga. Ele está internado no hospital Clínica do Esporte, em Goiânia. Segundo a equipe médica do Peixe, Raniel será transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, "assim que possível".


O Goiás, adversário de hoje, vive situação delicada na temporada. Com nove partidas disputadas na competição, a equipe esmeraldina só venceu duas: contra o Atlético-GO, por 2 a 0, em 22 de agosto, e o Internacional, por 1 a 0, em 13 de setembro, ambos como mandante.


Histórico


Desde 19 de março de 1968, em que empataram por 3 a 3, em Goiânia, Santos e Goiás já se defrontaram 53 vezes. No retrospecto geral há uma pequena vantagem santista. O alerta para Cuca, entretranto, é que os donos da casa costumam se sair melhor jogando em seu estádio.


Dos 53 confrontos, oficiais ou não, o Santos venceu 20 (37,7%), empatou 17 (32%) e perdeu 16 (30,3%); marcou 95 e sofreu 76 gols.


Isolados apenas os 46 jogos pelo Campeonato Brasileiro, em qualquer estádio, o Santos obteve 16 vitórias (34,8%), 16 empates (34,8%) e 14 derrotas (30, 2%), fez 76 gols e deixou passar 63.


Porém, se computados as 23 partidas jogadas em Goiânia, a situação é bem menos favorável ao Alvinegro Praiano, que venceu apenas quatro vezes (17%), empatou oito (34%) e perdeu 11 (49%); marcou 25 gols e sofreu 36.


Predomínios


A maior série invicta do confronto é do Goiás, que de 5 de maio de 1983 a 20 de julho de 1997 ficou dez jogos sem perder para o Santos, obtendo cinco vitórias e cinco empates, marcando 11 gols e sofrendo apenas três, portanto com saldo de oito gols.


Porém, nos dez duelos mais recentes, desde a vitória no Pacaembu por 2 a 0, em 28 de agosto de 2010, o Santos só perdeu uma partida para o rival, obtendo ainda oito vitórias e um empate. Nesses jogos o Alvinegro marcou 29 gols e deixou passar nove, com saldo de 20 gols.


Nas três partidas mais recentes o Santos obteve excelentes vitórias, todas pelo Campeonato Brasileiro: 3 a 1 em 18 de outubro de 2015, na Vila Belmiro; 6 a 1 em 4 de agosto de 2019, também na Vila (essa é a maior goleada do confronto), e 3 a 0 em 9 de novembro de 2019, no Estádio Serra Dourada.


Ficha Técnica


Goiás: Tadeu; Edílson, David Duarte, Fábio Sanches e Jefferson; Sandro, Breno e Daniel Bessa; Vinícius, Rafael Moura e Keko. Técnico: Enderson Moreira.


Santos: João Paulo; Pará (Madson), Alex Nascimento, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson (Alison) e Arthur Gomes; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.


Pendurados: Alison, Jobson, Kaio Jorge, Lucas Braga e Cuca.


Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)


Local: Serrinha, em Goiânia, às 18h15


Transmissão: Premiere


Tudo sobre:
Logo A Tribuna